Paulo Freire nomeado patrono da educação brasileira SVG: calendario Publicada em 17/04/12 18h30m
SVG: atualizacao Atualizada em 17/04/12 22h01m
SVG: views 499 Visualizações

Homenagem gera questionamentos

Alt da imagem
Paulo Freire: um dos importantes pensadores da pedagogia mundial

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda (16) a lei que declara o educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. O projeto de lei foi aprovado no início de março pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa, por unanimidade.

Qual a importância desse título no contexto da obra de Freire? Para o professor do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM, Francisco Freitas, o título coloca em relevo o trabalho de alguém que a obra fala por si mesma. No entanto, ressalta ele, transformar o trabalho de Paulo Freire em “protetor” ou “defensor” da educação brasileira parece mais uma homenagem àquelas pessoas já falecidas, que se transformam em pessoas sem defeitos, mas cujo efeito prático é quase nulo. O professor cita que existem patronos no país para diversas outras áreas e, contudo, vivem arquivados nos anais da História.

Freitas também destaca aspectos contraditórios na homenagem. Segundo ele, existe um número significativo de professores ou educadores e supostos educadores pelo Brasil afora que afirmam que as propostas de Paulo Freire para a educação não são aplicáveis ao ensino formal. O professor da UFSM finaliza questionando: “o que irá alterar na educação do Brasil tendo Paulo Freire como patrono? Será que ele se interessaria por essa honraria?”.

A professora Cristina Rosa, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, estudiosa da obra de Paulo Freire, diz estranhar “elogiar alguém pelo que ele não foi. Um professor se faz de sala de aula, de relações de ensino e aprendizagem nela. Isso Freire não foi. Ou não pode ser, pelas circunstâncias políticas, pelas escolhas pessoais, por não ser capaz, por não ter formação. Mas pode ser considerado um educador pelos professores que, inspirados nele, transformaram as suas salas de aula. E, por isso, é merecedor de distinções”, conclui ela.

Educador e filosófo

Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído.

Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN
Foto:culturadigital.com.br
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias