Estudantes reprimidos em protesto na Unipampa SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/04/12 14h21m
SVG: views 136 Visualizações

Campus de Caçapava não possui RU e moradia universitária

Alt da imagem

Estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foram reprimidos pela Polícia Militar ao protestarem por assistência estudantil. A manifestação aconteceu na tarde da última sexta-feira, 20, na Avenida Presidente Kennedy, em Caçapava do Sul, e resultou em dois estudantes detidos pela PM. Além disso, há relatos sobre uso de cassetetes, spray de pimenta, além de tapas e socos, por parte dos policiais.

O professor da Unipampa de Bagé, Daniel Nedel, ex-presidente da Sesunipampa, caracteriza um pouco a dura realidade a que os estudantes de Caçapava estão submetidos. “A assistência estudantil já é precária, não tem Restaurante Universitário e moradia estudantil. Os alunos ganham uma bolsa permanência que mal dá para pagar o ônibus. E, esse ano, ainda houve uma redução do numero de bolsas”. Soma-se a essa precariedade o problema da especulação imobiliária que, segundo o professor, é forte na área de Caçapava. “Como a universidade não tem moradia estudantil, as imobiliárias da região começam a explorar”, explica Daniel.

Os universitários agredidos devem registrar ocorrência na Polícia Civil contra a ação da Brigada. A SEDUFSM solidariza-se com as reivindicações dos estudantes da Unipampa, entendendo que elas denunciam a realidade precária da expansão do ensino superior implementada pelo governo federal.

O presidente da seção sindical, Rondon de Castro, salienta que as grandes falhas na assistência estudantil dos campis do interior da UFSM ou de outras universidades são reflexo de uma reforma universitária que, dentre outros projetos, vem criando novos polos de ensino, que se encontram precarizados e não oferecem condições de permanência, o que compromete a qualidade da formação dos estudantes.

Texto: Bruna Homrich (estagiária) com informações do Clic RBS
Foto: Regional Águas da Serra
Edição: Fritz Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias