SEDUFSM participa de mobilização da Enfermagem SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 11/05/12 18h14m
SVG: views 231 Visualizações

Debate em defesa de 30h semanais terá Marco Maia

Alt da imagem
Campus da UFSM será palco de atividades na VII Semana da Enfermagem

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) participará nesta segunda, 14, da atividade de mobilização em defesa das 30h semanais para os enfermeiros. A programação abrange segunda e terça e integra a VII Semana da Enfermagem na UFSM. O sindicato docente, através de seu presidente, professor Rondon de Castro, comporá especificamente a mesa de debates, a partir das 15h, cujo tema é “Contextualização política do momento atual da Enfermagem Brasileira”, que acontece no Anfiteatro Gulerpe, no campus. Confirmou presença nessa mesa, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

Conforme a diretora de Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Soeli Guerra, a mobilização se dá em cima da necessidade de aprovação do Projeto de Lei (PL) 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, em 30h semanais (6h diárias). Para que seja aprovado é preciso que seja colocado como prioridade pela Câmara, por isso a ideia de sensibilização do presidente daquele poder, que é gaúcho.

Soeli destaca que são presenças confirmadas no debate, a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Aparecida Caetano; da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS, Nelci Dias; do Diretor-Presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul, Milton Francisco Kempfer; do Coordenador da CUT - Região Centro, Eloiz Cristino; do Coordenador da ASSUFSM, Wanderlei Wasconcelos; e de representantes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde da Região de Santa Rosa (representando mais de 30 municípios).

A programação da VII Semana de Enfermagem na UFSM, que inicia com intervenções dói teatro Saca-Rolhas (14h) e prossegue com o debate às 15h, terá continuidade na terça pela manhã, com intervenção teatral às 9h dos alunos da Escola Municipal Eduardo Trevisan (Emaet) e às 9h, a palestra de Bruna Gasgon, com o tema “Como conviver bem com pessoas que você não suporta”. O encerramento será às 11h, com um coquetel e nova intervenção teatral.

Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Arquivo/SEDUFSM
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias