Reitor da UFSM garante que respeitará greve SVG: calendario Publicada em 15/05/12 20h09m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/05/12 13h53m
SVG: views 719 Visualizações

Dirigente se reuniu com sindicato na tarde desta terça

Alt da imagem

Às vésperas da deflagração de uma greve nacional dos docentes das universidades federais, a direção da SEDUFSM se reuniu com o reitor da UFSM, professor Felipe Martins Müller, para tratar do tema, dando encaminhamento a uma determinação aprovada na reunião do setor das federais do ANDES-SN, sábado passado, em Brasília.

Na reunião ocorrida ao final desta tarde, na sede do sindicato, em que estavam o presidente do sindicato, os professores Rondon de Castro, o vice, Julio Quevedo e o tesoureiro geral, Sérgio Prieb, o dirigente da universidade declarou que, caso venha a ocorrer a greve da categoria, respeitará o movimento, sem qualquer tipo de retaliação.

Felipe Müller destacou ainda em sua fala que professores em estágio probatório não podem ser proibidos de participar do movimento. Segundo ele, a legislação nada prevê em relação ao tema. O reitor, inclusive, lembrou que na década de 90, quando ainda se encontrava em estágio probatório, participou do comando de greve dos docentes. Müller confirmou que, em caso de ocorrer a paralisação, não dará aula, mas manterá seu trabalho como gestor da instituição.

Questionado sobre a publicação nesta segunda-feira da Medida Provisória 568, que inclui a correção salarial dos docentes em cerca de 4% e a incorporação para o magistério superior da Gemas e dos docentes do segundo grau da Gedbt, Felipe Müller reiterou opinião manifestada nesta terça, durante a posse da nova direção do sindicato dos servidores (Assufsm). Segundo ele, a MP é uma “piada”, pois não resolve as distorções existentes atualmente na carreira dos professores. Müller também admitiu que os próprios reitores estão enfrentando dificuldades políticas na relação com o governo federal.

Para a diretoria da SEDUFSM, a manifestação do reitor em relação à greve é importante, pois representa uma garantia de que, no caso de a assembleia desta quarta deliberar pela deflagração de greve, há um compromisso da Administração de respeito ao movimento.

Texto e foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias