ANDES comunica greve à Andifes e Conif SVG: calendario Publicada em 18/05/12 11h38m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/05/12 11h41m
SVG: views 239 Visualizações

Apesar da solidariedade com docentes, Andifes elogia MEC

Alt da imagem

Para comunicar sobre a deflagração da greve nas universidades e institutos federais de diversas cidades do Brasil, o ANDES-SN reuniu-se, nos últimos dias 15 e 16, com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), respectivamente.

No encontro com Andifes, a atual presidente do Sindicato Nacional, Marina Barbosa, falou sobre o processo de negociação da carreira, a negligência e o atraso do governo no cumprimento dos prazos. A presidente informou à entidade a decisão da greve e o quadro de mobilização dos docentes.

O presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), João Luiz Martins, afirmou compreender o quadro de mobilizações e garantiu que a pauta já é presente nas discussões da entidade, inclusive na audiência da Associação com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Martins ainda registrou que considera importante finalizar a definição da carreira.

Encontro com Mercadante

Apesar de demonstrar compreensão com as reivindicações dos docentes, a Andifes é só elogios ao MEC. “A Andifes ficou muito satisfeita com a posição do governo de transformar o PL em medida provisória, haja vista os efeitos imediatos e o início do cumprimento do acordo de agosto de 2011”, disse o reitor Martins.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, encontrou-se com a Andifes no último dia 10 e mostrou-se empenhado em transformar o Projeto de Lei 2203/11, que promete corrigir distorções nas carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, em Medida Provisória. A transformação do PL em MP ocorreu oficialmente na última segunda-feira, 14.

Martins assinalou a importância de que, tão logo sejam aprovados os cargos do REUNI, autorizem-se concursos públicos e uma rápida nomeação dos aprovados para que estes entrem em exercício imediatamente. O presidente da Andifes também destacou a importância de aceleração dos debates sobre a carreira dos docentes, bem como o interesse em construir avanços nas relevantes reivindicações dos técnico-administrativos.

Fontes: ANDES-SN e Andifes
Foto: Andifes
Edição: Bruna Homrich (estagiária) e Rafael Balbueno (SEDUFSM)


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias