SEDUFSM convoca para assembleia de greve SVG: calendario Publicada em 18/05/12 19h11m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/05/12 19h14m
SVG: views 979 Visualizações

Sindicato chama professores para reabertura da plenária

Alt da imagem
Assembleia de quarta, 16, deliberou por indicativo de greve sem data

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) reabrirá a assembleia, que foi deliberada como permanente, na próxima quarta (23), às 15h30min, no Anfiteatro H, junto ao prédio 21 dos básicos, no campus da UFSM. O principal ponto de pauta continua sendo o processo de adesão à greve nacional, que já atinge cerca de 40 instituições federais. Na última quarta, a plenária aprovou o indicativo de greve sem uma data específica.

Conforme o presidente da seção sindical, professor Rondon de Castro, o movimento paredista junto à categoria cresce em âmbito nacional porque aos poucos, prevalece a percepção de que depois de mais de seis meses esperando que o governo cumprisse o acordo assinado em 2011, o resultado não foi o esperado. Quando é concedida a incorporação de gratificações e a correção de 4% nos salários, através da assinatura de uma Medida Provisória, o que se percebeu é que de forma alguma isso resolve os problemas das universidades, bem mais amplos.

A MP traz em seu conteúdo prejuízos, como por exemplo, a transformação dos adicionais de insalubridade e periculosidade em vantagens pessoais. Ao longo do tempo, isso significará redução salarial. Mesmo que se consiga mudar esses pontos através de emendas, não é certo que se consiga aprovar, pois o governo não admite a alteração e, ao mesmo tempo, possui maioria parlamentar tanto na Câmara como no Senado.

Além disso, explica o professor, o grande debate é o da carreira docente, através da construção de uma proposta que reverta as distorções que aconteceram ao longo dos anos, e que, por culpa do próprio governo, encontra-se estagnado. Sem uma proposta de carreira que seja digna para os docentes, este pequeno ganho, que é o da incorporação da Gemas e da Gedbt e mais a correção de 4%, se perderá rapidamente, destaca Rondon.

“Por isso a greve acontece em um momento de vital importância. A negociação sobre a carreira segue até o final do mês. Somente com poder de pressão conseguiremos arrancar algo deste governo”, finaliza.

Texto e foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias