Cpers denuncia novamente descompromisso de Tarso SVG: calendario Publicada em 23/05/12 10h13m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 544 Visualizações

Sindicato mostra que governador é incoerente na prática

Alt da imagem

Mais uma vez, o Cpers-Sindicato apresenta fortes críticas ao governador Tarso Genro. Em nota publicada no site da entidade, uma fala de Tarso, em época de candidatura, é relembrada: “Eu estou formalmente, politicamente, moralmente comprometido com o piso salarial dos professores. Em primeiro lugar porque com a instituição do Fundeb, que se deu na minha gestão, a emenda constitucional reserva recursos para a complementação dos recursos necessários do estado para o pagamento do piso para aqueles Estados que cumprem o dispositivo constitucional de aplicação dos percentuais na educação pública”.

O Cpers caracteriza como vil e mesquinha a oferta do completivo salarial, que representou a tentativa de divisão da categoria. “Na realidade, querem 'acalmar' uma parcela da categoria que recebe salários miseráveis”, denuncia o sindicato.

A nota ainda relembra a decisão do Tribunal de Justiça, que indeferiu a homologação do acordo, alegando que o mesmo negaria aos professores os direitos emergentes da lei do piso. A sentença diz ainda que o governo e o Ministério Público não podem celebrar acordo entre as partes, dispondo do direito coletivo.

A luta dos professores estaduais recebe amparo da SEDUFSM. O presidente da seção, Rondon de Castro, solidariza-se com a categoria mobilizada. “Os profissionais em educação foram enganados por um governo que mentiu ser compromissado com a valorização dos educadores, mas que hoje se apresenta como um dos principais inimigos desses”, diz Rondon.

Fonte: Cpers-Sindicato
Foto: Blog do 14º Núcleo/Cpers-Sindicato
Edição: Bruna Homrich (estagiária) e Fritz Nunes (SEDUFSM)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias