Edição da revista do ANDES-SN tematiza 50 anos do Golpe SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 21/08/14 21h19m
SVG: views 2749 Visualizações

“Universidade & Sociedade” foi lançada durante o 59º Conad

Alt da imagem
Márcio Oliveira faz a apresentação da edição n° 54 da "Universidade & Sociedade"

50 anos do golpe militar: dores, sonhos e resistências- uma história inacabada. Esse é o tema da edição nº 54 da revista “Universidade e Sociedade”, do ANDES-SN, lançada na manhã desta quinta, 21, durante a plenária de abertura do 59º Conad, em Aracaju (SE). A publicação foi apresentada, oficialmente, pelo secretário-geral da gestão 2012-2014, professor Márcio Antônio Oliveira, que fez questão de agradecer à editoria executiva da revista e também aos colaboradores. Ele destacou que o tema da revista foi sugerido pelo 33º Congresso do ANDES-SN, em São Luís (MA), em fevereiro deste ano.

A revista não se resume aos 50 anos do golpe, mas, diversos artigos problematizam a questão. A universidade sob o tacão da ditadura é tematizada num artigo de Roberto Leher (professor da UFRJ) e Simone Silva (servidora técnico-administrativa da UFRJ). O título do artigo é “A universidade sob o céu de chumbo: a heteronomia instituída pela ditadura empresarial-militar”, que procura mostrar os impactos estruturais do projeto implementado pelo regime autoritário no ensino universitário do país.

 O artigo “A sobrevivência do pau de arara”, de Clara Versiani dos Anjos, da Universidade Santa Cecília e Universidade Metropolitana de Santos (SP), faz a relação entre as práticas fascistas do regime militar e a ausência de um processo de democratização das instituições brasileiras. Essa é uma das heranças que faz com que até os dias atuais, os métodos repressivos como a tortura, não somente ainda sejam usadas por órgãos do Estado (polícia), como também sejam tolerados por parcelas significativas da população, conforme pesquisas feitas por institutos de opinião e entidades vinculadas ao estudo da violência.

A Sedufsm também contribuiu para a revista do ANDES-SN com uma entrevista feita com o professor aposentado da UFSM, Julio Cezar Colvero. Ele era sargento do Exército, em 1964, quando foi cassado pelos militares golpistas. O título dado à entrevista concedida à assessoria de imprensa da Sedufsm é “Olhando a ditadura pela escotilha da prisão”, que relata as semanas angustiantes em que Colvero esteve preso no litoral de São Paulo, no navio Raul Soares.

“Universidade & Sociedade” é uma publicação semestral do ANDES-SN e tem uma tiragem de cinco mil exemplares. Informações para acesso à publicação podem ser obtidas pelo e-mail da Regional SP do ANDES-SN: andesregsp@uol.com.br

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato Nacional divulga ‘Carta de Aracaju’

SVG: calendario 03/09/2014
SVG: tag 59 CONAD
Documento sintetiza as decisões aprovadas no 59º Conad

Delegação da Sedufsm comenta decisões do 59º Conad

SVG: calendario 29/08/2014
SVG: tag 59 CONAD
Seção Sindical esteve representada por três professores em Aracaju

Deliberações do 59º Conad sintetizadas na Carta de Aracaju

SVG: calendario 29/08/2014
SVG: tag 59 CONAD
Documento afirma que decisões fortaleceram ANDES-SN autônomo e democrático

Veja todas as notícias