A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.
Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
16/08/2015 16/08/15 11h52 | A+ A- | 2807 visualizações
170 professores estiveram presentes no 60º Conad do ANDES-SN
No próximo período, uma das ações centrais do ANDES-SN será o fortalecimento da greve nacional que hoje atinge mais de 40 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). E isso deve se dar, em muito, a partir da unidade travada em dois âmbitos: dentro da universidade com os trabalhadores técnico-administrativos em educação e estudantes; e fora dos muros da universidade com o conjunto dos servidores públicos federais (SPF). Esses eixos de luta para o setor das Federais foram aprovados durante a plenária do Tema III – Avaliação e Atualização do Plano de Lutas: Setores – do 60º Conad do ANDES-SN. O evento teve início na última quinta-feira, 13, e termina este domingo, 16, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Quanto à pauta específica do setor, os 170 docentes presentes aprovaram a intensificação da luta em defesa do caráter público da universidade, das melhorias nas condições de trabalho, da autonomia universitária, da valorização salarial de ativos e aposentados e da reestruturação da carreira docente. Articular a luta nacional com reivindicações locais das seções sindicais deve ser uma tarefa para a categoria. Também foi aprovada a radicalização das ações de mobilização e greve nas Ifes, visando a abertura de negociação e o atendimento tanto da pauta específica, quanto da conjunta com os SPF.
27 e 28 de agosto: manifestações em defesa da educação pública
Os docentes reunidos no 60º Conad também deliberaram pela realização de grandes manifestações nos dias 27 e 28 de agosto. As atividades devem ocorrer em Brasília e ter como foco a defesa da educação pública. Outros apontamentos feitos pela plenária foram a confecção de um manifesto nacional de apoio à greve em defesa da universidade pública e a ampliação da solidariedade aos docentes das Ife em greve.
Unidade no funcionalismo público
Quanto à luta conjunta dos docentes com outras categorias do funcionalismo público federal, o 60º Conad aprovou a participação na agenda de lutas elaborada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos SPF e pelo Espaço Unidade de Ação. A ideia é seguir construindo a Campanha Salarial 2015 dos SPF e intensificar a articulação a partir de atividades conjuntas que confiram maior visibilidade à luta do funcionalismo.
Setor das IEESIMES
A plenária também debateu a atualização do plano de lutas para o setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEESIMES). Um apontamento foi a realização, no período de 25 a 27 de setembro deste ano, do XIII Encontro Nacional das IEESIMES e do Seminário Nacional do Setor das IEESIMES sobre Federalização e Financiamento. Os eventos estão previstos para ocorrer em Campinas (SP).
Texto e fotos: Bruna Homrich
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
08/01 - Filiados devem solicitar envio de agenda 2021 da Sedufsm
08/01 - Entidades criticam decisão de acatar nomeação de Bolsonaro na UFPel
05/01 - Fortalecer a Sedufsm para enfrentar o pior dos contextos
21/12 - 2020 termina com cerca de 20 Ifes sob intervenção de Bolsonaro
18/12 - Entidades que coordenaram plenária da educação divulgam manifesto
Compartilhe com sua rede social!