Comitê Municipal do ENE retoma agenda de visitas às escolas SVG: calendario Publicada em 16/08/17 16h43m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/08/17 16h57m
SVG: views 1918 Visualizações

Objetivo é promover atividades culturais com reflexões sobre educação

Alt da imagem

O Comitê do Encontro Nacional de Educação (ENE) em Santa Maria teve sua primeira reunião deste semestre na noite da última terça-feira, 15, no auditório Suze Scalcon da Sedufsm. Na pauta, a necessidade de seguir com o circuito “A escola que temos e a educação que queremos”, iniciado ainda no início de 2017, com o objetivo de promover visitas às escolas da cidade, levando atividades lúdicas e culturais que fomentem o debate sobre a educação brasileira – desde seus problemas atuais, até perspectivas de mudança.

E duas datas já estão agendadas, ambas nesta quinta-feira, 17. Às 19h, o ENE promove um sarau na Escola Municipal CAIC Luizinho de Grandi. Similar ao ‘Sarau sem Mordaça’, ocorrido em 7 de julho na Sedufsm, no qual arte e política deram as mãos através de poesias, músicas e manifestações de dança, o evento, desta vez, será levado à escola já citada, com participação dos integrantes do ENE e, também, de professores como o Luiz Carlos Nascimento da Rosa, do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM, que declamará poesias.

A ideia é utilizar a cultura e a confraternização como pontes para um pensar que vá além dos conteúdos das grades curriculares. Um pensar global, crítico e propositivo acerca de uma nova forma de educação para a juventude brasileira. Ainda na quinta-feira, 17, outra escola a ser visitada, tanto no turno da tarde quanto no da noite, é a Escola Estadual Maria Rocha.

Durante a reunião do Comitê do ENE em Santa Maria na terça, 15, a diretora da Sedufsm, Maristela Souza, ainda lembrou que as entidades já começaram a se reunir para a organização do III ENE Nacional, previsto para ocorrer em 2018. O primeiro, em 2014, foi realizado no Rio de Janeiro; e o segundo, de 2016, em Brasília.

Os integrantes do ENE SM também devem participar do II Seminário em Defesa do Serviço Público, convocado pela Frente Combativa em Defesa do Serviço Público, neste sábado, 19. Desde a fundação da Frente, em setembro do último ano, os integrantes do ENE vêm participando das reuniões e auxiliando na elaboração de atividades de mobilização em torno não apenas da educação, mas da saúde e previdência.

Ampliação de visitas

Os integrantes do ENE Municipal pretendem garantir mais atividades nas escolas de Santa Maria e, para isso, têm contatado direções e professores destes locais de estudo. Inclusive, se você quiser levar uma atividade do ENE para sua escola, pode fazê-lo através do email sedufsm@terra.com.br ou dos telefones 3222-5765/3222-1788.

As reuniões do ENE são abertas a todos(as) interessados(as). O próximo encontro ocorre no dia 29 de agosto (terça-feira), às 18h30.

 

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias