Professor da UFSM lança livro com crítica marxista do Direito SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 27/04/18 16h05m
SVG: views 3043 Visualizações

Obra de Ronaldo Busnello, do departamento de Direito, será lançada em 1º de maio, na Feira do Livro

Alt da imagem
Livro "Crítica da Economia Política ao Direito do Trabalho" aborda alienação e apropriação do trabalho

Na próxima terça-feira, 1º de Maio, o professor do departamento de Direito da UFSM, Ronaldo Busnello, lança, na 45ª Feira do Livro de Santa Maria, a obra “Crítica da Economia Política ao Direito do Trabalho”. Publicado pela Editora Univale (Universidade do Vale do Itajaí), o livro aborda, conforme Busnello, a alienação dos trabalhadores no processo de produção da riqueza material.

“O trabalhador no sistema capitalista acaba se vendendo. Ele é sujeito e objeto. Vende suas energias físicas e intelectuais, e não percebe que seu trabalho está sendo apropriado de forma ilícita e abusiva pelos proprietários do capital. Por isso temos uma sociedade tão desigual. Hoje vivemos uma situação de muita precarização de direitos trabalhistas”, explica o docente do departamento de Direito, observando que, com a Reforma Trabalhista aprovada em 2017, a situação agrava-se.

Busnello explica que embora o livro não aborde, especificamente, a Reforma, traz subsídios para seu entendimento e crítica. A obra, diz o docente, “possui um duplo interesse – histórico e teórico – no campo insuficientemente explorado e pouco cultivado da concepção marxista do direito. Seu interesse histórico deriva do período que vivemos, sob a égide da reforma trabalhista, aprovada em 2017. Seu interesse teórico apresenta páginas originais, que, ao mesmo tempo, explicam e criticam o fetichismo jurídico trabalhista, enquanto lugar privilegiado da ideologia burguesa”, comenta.

O livro “Crítica da Economia Política ao Direito do Trabalho” tem prefácio assinado pelo docente do departamento de Ciências Econômicas da UFSM, Sérgio Prieb, e contracapa do docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Alysson Mascaro.

Autógrafos

Como já mencionado, a obra mais recente do professor Busnello será lançada no Dia do Trabalhador. A sessão de autógrafos ocorre das 17h às 19h, na Praça Saldanha Marinho. Quem desejar obter o livro, mas não conseguir comparecer ao lançamento oficial, pode adquirir uma cópia na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma – rua Professor Braga, 55).

Antes, o docente já publicou “Processo de Produção e Regulação Social”, pela Editora Unijuí.

 

Texto: Bruna Homrich

Fotos: Ivan Lautert

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias