Docentes repudiam crime ambiental em Brumadinho SVG: calendario Publicada em 29/01/19 18h32m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/01/19 18h54m
SVG: views 1897 Visualizações

Moção aprovada durante 38º Congresso manifestou solidariedade irrestrita às vítimas

Alt da imagem
Texto denuncia sanha predatória de empresas e conluio de governos

Os professores (as) presentes ao 38º Congresso do ANDES-SN aprovaram, na noite da última segunda-feira, 28, um manifesto em solidariedade aos atingidos pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG). No texto, os (as) docentes repudiam o crime ambiental, associando-o à sanha predatória de empresas e governos, muitas vezes cúmplices da devastação.

Geralmente as moções de apoio ou de repúdio são lidas e aprovadas durante a plenária de encerramento do Congresso. Dada a gravidade da situação em Brumadinho, contudo, esta moção foi aprovada logo na plenária do tema I – Movimento Docente e Conjuntura. Segue, abaixo, o texto aprovado:

“Manifesto de solidariedade aos atingidos e repúdio a mais um crime ambiental

Os crimes ambientais seguem em curso. Brumadinho não chora apenas suas vítimas locais, chora também as consequências do processo predatório que o capital segue impondo. As marcas desse processo não estão limitadas ao campo da mineração, mas também a indústria de energia - petróleo e elétricas-, com seus desertos verdes, que temperam a mesa da população com um sem número de venenos.

Os governos, federal, estaduais, municipais, têm se apresentado como cúmplices diretos dos vícios que seguem devastando territórios, e atacando, objetiva e subjetivamente, as vidas de grande parte da população. Chora Barbacema – Rio Itaporanga; Mariana/Bento Rodrigues – Rio Doce; Rio Grande; Aquífero Guarani; Amazônia; os povos originários, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores (as).

Repudiamos a violência sofrida por todos (as) os (as) atingidos (as), a impunidade e o conluio criminoso entre autoridades e empresas de mineração. E manifestamos toda nossa irrestrita e ampla solidariedade aos atingidos por mais um atentado da espoliação financeira contra a vida.  Até quando? Basta!”.

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato divulga ‘Carta de Belém’ reforçando disposição para unidade

SVG: calendario 07/02/2019
SVG: tag 38 Congresso
38º Congresso do ANDES-SN ocorreu de 28 de janeiro a 2 de fevereiro

ADUSP sediará próximo Congresso do ANDES-SN

SVG: calendario 05/02/2019
SVG: tag 38 Congresso
Último Congresso na capital paulista foi realizado em 1989

ANDES-SN aprova paridade de gênero na direção da entidade

SVG: calendario 04/02/2019
SVG: tag 38 Congresso
Deliberação ocorreu durante o 38º Congresso, em Belém (PA)
Veja todas as notícias