Jornal da Sedufsm destaca grandeza das mobilizações em Santa Maria SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 03/06/19 15h26m
SVG: views 1315 Visualizações

Edição de Abril e Maio também aborda a maternidade na docência

Alt da imagem

O ato do dia 15 de maio, que reuniu cerca de 10 mil pessoas nas ruas de Santa Maria sob a bandeira de defesa da educação pública, ganha a capa da edição de Abril e Maio do Jornal da Sedufsm. O exemplar ficou pronto antes das manifestações de 30 de maio, que também demonstraram a capacidade de mobilização dos/as estudantes e trabalhadores/as residentes na região central. Com guarda-chuvas que conferiram cores diversas a um dia escuro, frio e chuvoso, centenas e centenas tomaram o espaço público em repúdio aos cortes no orçamento da educação e ao projeto de Reforma da Previdência, que penaliza frontalmente juventude e classe trabalhadora. Ao longo do país, as manifestações deste dia 30 também foram impressionantes.

Mas o jornal, que pode ser lido aqui, também problematiza os desafios enfrentados pelas docentes de universidades que decidem serem mães. A partir dos relatos de duas professoras que ingressaram no serviço público em décadas distintas, é possível perceber a permanência de problemas similares, advindos de uma estrutura acadêmica insensível à maternidade e de um imperativo produtivista que obstaculiza o avanço das mães docentes e pesquisadoras na carreira. A matéria está na editoria ‘Especial’, páginas 4 e 5.

Já a entrevista deste mês é com o professor do departamento de Turismo da UFSM, Gilvan Dockhorn, que estuda, desde os anos 1990, regimes ditatoriais no Brasil e América Latina. Na prosa, ele explica quais as bases do movimento revisionista e anti-intelectual observado hoje não apenas em setores da sociedade, mas em quadros do próprio governo.

Esta edição ainda traz um perfil da professora do departamento de Engenharia Rural, Liane Righi, e a dica cultural de Laura Fonseca, professora do departamento de Serviço Social.

*Caso você seja sindicalizado/a e não esteja recebendo nosso jornal em sua casa, entre em contato com o sindicato através do email sedufsm@terra.com.br ou nos fones (55) 3222-5765 e (55) 999358017.

**Se você tem alguma proposta de pauta para a próxima edição do jornal, pode entrar em contato conosco por esses mesmos endereços. 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias