Aumenta o debate sobre greve nas universidades federais SVG: calendario Publicada em 29/07/19 17h52m
SVG: atualizacao Atualizada em 30/07/19 11h19m
SVG: views 1717 Visualizações

Setor das Ifes do ANDES-SN aponta rodada de assembleias gerais até 22 de agosto

Alt da imagem
Professor Júlio Quevedo, da Sedufsm, durante reunião dos setores, em Brasília

Na reunião do setor das federais (Ifes) do ANDES-Sindicato Nacional dos Docentes, que ocorreu no domingo, dia 28 de julho, ampliou-se o debate sobre a necessidade de uma greve no setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes). Diversos representantes de seções sindicais, dentre eles, o presidente da Sedufsm, Júlio Quevedo, problematizaram os ataques ao ensino federal, especialmente a partir do programa anunciado pelo MEC, chamado de “Future-se”.

O programa, apresentado pelo governo no dia 17 de julho, rompe com a autonomia universitária prevista na Constituição Federal e empurra as universidades para os braços do setor privado. O ANDES-SN indicou rodada de assembleias gerais até dia 22 de agosto para debater essa pauta. No final de agosto, uma nova reunião do setor ocorrerá para avaliar o retorno das discussões.

Para além da possibilidade de construção de uma greve docente nas Instituições Federais de Ensino por tempo indeterminado, também foi apontada a necessidade de debater a adesão ao dia nacional de Greve da Educação, que está marcado para 13 de agosto (daqui duas semanas). O protesto foi chamado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), acrescido ao calendário da CSP-Conlutas e aprovado pelo ANDES-SN durante o 64º Conad, que ocorreu entre 11 e 14 de julho, em Brasília.

Durante a reunião do último domingo, o setor das Ifes indicou a relevância de que se discuta a campanha salarial para o ano de 2020. Nos apontamentos da relatoria da reunião, a indicação para que as seções sindicais procurem os outros segmentos, a fim de discutir a situação da universidade e articular as mobilizações (incluindo direções da Fasubra, Sinasefe, UNE, Fenet ANPG e Ubes). E, que, a diretoria do ANDES-SN busque entidades como a Andifes, Conif e CondiCAp para reuniões urgentes.

GT Comunicação e Arte

Na reunião conjunta dos setores (Ifes e IEES-IMES), no sábado, 27 de julho, além do presidente da Sedufsm, professor Júlio Quevedo, também esteve presente a professora Luciana Carvalho, do departamento de Ciências da Comunicação, campus da UFSM de Frederico Westphalen. Ela foi à atividade na condição de integrante do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA) da seção sindical.

O GTCA da Sedufsm, composto por profissionais e diretores do setor de Comunicação da entidade, elaborou um documento com uma série de considerações e perguntas acerca da atuação deste grupo de trabalho à diretoria nacional. Conforme a docente, o objetivo do encaminhamento foi questionar a ausência de reuniões do Grupo de Trabalho, visto que não ocorrem desde outubro de 2018. Além disso, o documento também questiona alterações na assessoria de imprensa nacional, sem que isso tenha sido debatido com o movimento sindical docente.

 

Texto: Fritz R. Nunes com informações do relatório do ANDES-SN

Foto: Luciana Carvalho

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias