Assembleia dos segmentos na UFSM rechaça o ‘Future-se’ SVG: calendario Publicada em 29/08/19 18h27m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/08/19 18h37m
SVG: views 1573 Visualizações

Representações das entidades descartam proposta alternativa a programa do MEC

Alt da imagem
Presidente da Sedufsm, professor Júlio Quevedo, intervém na assembleia dos segmentos

“Não aceitamos a entrega das universidades ao setor privado. E isso tem sido expressado através das assembleias que realizamos nos vários campi da UFSM”. A manifestação é do professor Júlio Quevedo, presidente da Sedufsm, o primeiro a falar, no final da tarde de quarta (28), na assembleia dos três segmentos da UFSM que ocorreu no Largo do Planetário com a presença de centenas de pessoas. As intervenções dos representantes das diversas entidades presentes – Atens, DCE, APG, UNE, Assufsm- tiveram um mesmo tom: de rechaço ao projeto do governo federal que quebra com a autonomia, criando uma Organização Social (OS) para participar da gestão das universidades.

Além disso, as falas também apontaram para uma rejeição à ideia de construir uma proposta alternativa ao ‘Future-se’. Para Jéssica Erd Ribas, da Associação de Pós-Graduandos (APG), a posição da comunidade universitária deve ser de rejeição ao programa governamental e sem substitutivo. “Não é não”, afirmou ela. Natália San Martins, da diretoria do sindicato dos técnicos (Assufsm), ressaltou ainda que devemos ficar alertas, pois nada que vem do governo Bolsonaro é bom.

Lucas Reinehr, estudante da UFSM e membro da diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE), frisou seu entendimento de que a proposta do MEC, que poderá ser encaminhada via Medida Provisória (MP) ao Congresso Nacional, precisa ser rechaçada. E disse também que é uma rejeição sem fazer qualquer “remendo”. Conclamou estudantes e demais segmentos para irem às ruas, a começar pelo dia 7 de setembro, data em que o movimento estudantil está preparando uma agenda nacional de protestos.

Entrega do patrimônio

Clóvis Senger, da diretoria do Sindicato dos Técnicos de Nível Superior (Atens) na UFSM, comentou que a universidade é uma instituição construída pelo esforço de toda a sociedade, e que está na mira das “aves de rapina”. Acrescentou que “seremos julgados pelas futuras gerações caso permitamos que o patrimônio nacional seja entregue ao mercado”. Sublinhou ainda que não há o que negociar em relação ao ‘Future-se’.

A estudante de jornalismo e integrante do Diretório Central de Estudantes (DCE), Franciéli Barcellos de Moraes, ressaltou a imposição da proposta do MEC, sem qualquer diálogo com as comunidades universitárias. Esse programa, avaliou ela, levará a um desmonte estrutural da universidade. Franciéli destacou também que a reitoria da UFSM foi convidada para participar da assembleia dos segmentos, mas que a resposta da gestão foi negativa.

Confira os principais encaminhamentos da assembleia:

- Posicionamento contrário ao projeto Future-se, inclusive no que se refere a fazer proposta substitutiva;

- Criação de comitês para mobilização e espaços de formação que sejam preparatórios às atividades do dia 7 de setembro;

- Adesão e construção do ato nacional em defesa da educação, Amazônia e de todos os demais direitos no dia 7 de setembro;

- Realizar novas edições do ‘Balbúrdia na Praça’;

- Encaminhar à UNE a proposta de criação de uma rede de DCEs para articulação nacional das lutas;

- Produção de materiais informativos.

(VER MAIS FOTOS ABAIXO, EM ANEXO)

Texto (e fotos): Fritz R. Nunes com informações complementares do DCE/UFSM

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias