Assembleia estudantil da UFSM aprova greve a partir de 2 de outubro SVG: calendario Publicada em 25/09/19 18h07m
SVG: atualizacao Atualizada em 26/09/19 15h14m
SVG: views 2334 Visualizações

Estudantes estiveram reunidos nesta quarta-feira, 24, e deflagraram estado de greve imediato

Alt da imagem
Assembleia ocorreu nesta quarta, 24

Na tarde de terça-feira, 24 de setembro, centenas de estudantes da UFSM estiveram reunidos na Assembleia Geral Unificada, que ocorreu no Largo do Planetário. A principal pauta da assembleia era o indicativo de greve estudantil por tempo indeterminado, em função dos cortes na educação pública e o programa Future-se. Na assembleia, que foi convocada pelo DCE da UFSM, estiveram presentes também os representantes de entidades como a Sedufsm, a Assufsm e a Atens.

Na assembleia, foram discutidas as possibilidades de uma greve discente na UFSM. Através das intervenções de diversos estudantes, foram trazidas diferentes propostas sobre a construção da greve. O objetivo central é paralisar as atividades estudantis e buscar vias de dialogar com a categoria e com a população fora da universidade.

A metodologia de condução da assembleia e, principalmente da votação, não ficaram muito claras, o que gerou certos tensionamentos e incompreensões por parte dos presentes.

Ao final da assembleia, deliberou-se estado de greve imediato e a constituição de um comando local, além da deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 2 de outubro. Até lá, estudantes da UFSM, através da organização do comando, estarão concentrados em mobilizar mais estudantes para a construção da paralisação. Os dias 2 e 3 de outubro foram apontados pelas centrais sindicais e entidades estudantis nacionais como data da greve de 48h.

Texto: Lucas Reinehr (estagiário de jornalismo)

Edição: Fritz Rivail Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias