II Encontro Nacional do ANDES-SN da Carreira EBTT aconteceu em Porto Alegre SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 06/11/19 16h12m
SVG: views 984 Visualizações

Evento ocorreu entre 1 e 3 de novembro e discutiu educação pública, gratuita e de qualidade

Alt da imagem

O II Encontro Nacional do ANDES-SN sobre a carreira dos professores e professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) e o Ensino Básico das Instituições Estaduais de Ensino, aconteceu em Porto Alegre, dos dias 1 a 3 de novembro, na sede do SINDOIF Seção Sindical. No evento os presentes puderam debater temas relevantes, assim como conhecer e confrontar experiências e diversos assuntos.

O evento começou na sexta, dia primeiro, com palestra de Saulo Henrique Souza Silva, do Colégio de Aplicação da UFS e Emerson Duarte Monte (ANDES-SN), seguida de Marisa Brandão Rocha (CEFET/RJ) e Mauriene Silva de Freitas (UEPB), que falaram sobre ponto eletrônico e controle do trabalho docente. No intervalo, crianças e jovens integrantes do Projeto Prelúdio da IFRS apresentaram um lindo canto coral que encantou a todos. 

No sábado, três palestras mobilizaram os presentes: Renata Flores (CAp-UFRJ) e Rosineide Cristina Freitas (UERJ) falaram sobre a carreira EBTT/CAP e RSC; Raquel Dias (ANDES-SN) e Rúbia Vogt (UFRGS) sobre o FUTURE-SE e o impacto para os professores EBTT/CAP e também sobre a contrarreforma da educação estadual e municipal; e por fim Luiza Colombo (Colégio Pedro II-RJ) e Fernando Lacerda (ANDES-SN) mostraram dados e trouxeram questões concretas sobre ensino domiciliar e a militarização das escolas, despertando grande interesse entre todos os participantes. O encontro se encerrou com os grupos de discussão na manhã do domingo, 3.

Foi consenso que, ao lado das palestras que suscitaram debates profícuos, o próprio fato de ter uma oportunidade de troca foi extremamente frutuoso. Os participantes levaram muito mais do que novas reflexões. Voltaram a seus Estados sabendo que a luta é de todos e a pauta da construção da educação pública, gratuita e socialmente referenciada sai ampliada de cada encontro produtivo como este.

 

Texto: Amanda Xavier (estagiária de Jornalismo)

Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)

Foto: ANDES-SN

Com informações do site do Andes Nacional

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Primeira reunião da Mesa Setorial com sindicatos da educação aconteceu nesta quinta, 11 de abril

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag ANDES-SN
MEC explicou ao ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe os protocolos de funcionamento da mesa de negociação

Urgência da luta antirracista será tema da nova edição da revista Universidade e Sociedade

SVG: calendario 04/04/2024
SVG: tag ANDES-SN
Lançamento ocorre em julho, durante o 67º Conad do ANDES-SN, em Belo Horizonte (MG)

Sindicatos da educação federal buscam unificar ações de mobilização

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sugestão em reunião conjunta do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra é de realizar plenária unificada na primeira quinzena de abril

Veja todas as notícias