Osmarino Amâncio fala sobre a Amazônia nesta terça, 19, na Sedufsm SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/11/19 17h19m
SVG: views 20151 Visualizações

Líder seringueiro participa do ciclo de debates dos 30 anos do sindicato

Alt da imagem
Osmarino Amâncio, em 2012, na Sedufsm

Na próxima terça, 19 de novembro, o Ciclo de Debates relativo ao aniversário de 30 anos da Sedufsm terá como tema ‘Uma voz da Amazônia’. A mesa terá a presença de Osmarino Amâncio Rodrigues, uma das principais lideranças da Reserva Extrativista Chico Mendes, no estado do Acre, e contará com a coordenação da professora Ana Paula Rovedder, do departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O evento, que inicia às 19h, acontecerá no auditório Suze Scalcon da Sedufsm (Rua André Marques, 665), e será aberto a todos os públicos com entrada franca. Osmarino também aborda o mesmo assunto, mas no dia anterior (18), no campus de Frederico Westphalen (leia mais abaixo).

Seringueiro e militante político, Osmarino esteve ao lado de outros trabalhadores na luta contra o latifúndio. Foi também um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, cidade localizada no sul do Acre. Além disso, foi um dos responsáveis pela negociação da criação da reserva extrativista acreana, ocorrida na década de 80 durante o governo Sarney. Em 2012, Osmarino esteve em Santa Maria e participou da 54ª edição do Cultura na Sedufsm, quando falou sobre sua experiência de vida, relação com a política, relação com o ex-presidente Lula e, também, sobre seu amigo, o saudoso Chico Mendes.

Dessa vez, de volta a um evento promovido pelo sindicato docente, o líder seringueiro irá abordar o problema ambiental no qual a Amazônia se insere. Num momento em que o meio ambiente é pautado de maneira secundária e o entreguismo dos recursos naturais ocorre com pequena resistência, Osmarino Amâncio irá falar sobre as queimadas na Amazônia, seus impactos, o avanço do agronegócio e a problemática que isto implica para o meio ambiente e para as pessoas que vivem nesse meio e sobrevivem dele.

Palestra em Frederico

Além da participação em Santa Maria, Osmarino Amâncio estará presente também no campus de Frederico Westphalen, onde abordará o mesmo tema, que trata das questões da Amazônia. A palestra, que terá coordenação de Edison Bisognin Cantarelli, professor do Departamento de Engenharia Florestal, acontece na próxima segunda, 18 de novembro, às 15h, no Centro de Convivência.

Texto: Amanda Xavier (estagiária de jornalismo)

Edição: Fritz R. Nunes (jornalista)

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Clovis Guterres fala sobre origem da Sedufsm e a atualidade

SVG: calendario 21/01/2020
SVG: tag 30 Anos
Primeiro presidente após a fundação do sindicato concedeu entrevista

Ponto de pauta aborda Sedufsm na década de 2009 a 2019

SVG: calendario 17/12/2019
SVG: tag 30 Anos
Especial de 30 anos teve entrevista com professores Rondon de Castro e Fabiane Costas

Sedufsm destina espaço virtual que marca 30 anos da entidade

SVG: calendario 25/11/2019
SVG: tag 30 Anos
‘Hotsite’ compila notícias, artigos de professores, imagens, vídeos e revistas eletrônicas

Veja todas as notícias