Perseguição a docentes no Brasil é destaque em relatório internacional SVG: calendario Publicada em 11/12/19 11h48m
SVG: atualizacao Atualizada em 11/12/19 11h55m
SVG: views 1230 Visualizações

Levantamento aponta 'surto' de pressão com motivações políticas em universidades

Alt da imagem

O Brasil, pela primeira vez, foi mencionado no relatório “Free of Think”, da organização não governamental Scholars at Risk (Acadêmicos em risco, em tradução livre). O estudo analisa e denuncia os ataques às comunidades acadêmicas e universidades pelo mundo. A capa da quinta edição do levantamento, feito entre setembro de 2018 e agosto de 2019, é ilustrada com uma foto da manifestação em defesa da educação realizada no Brasil, em 15 de maio.

O relatório traz um capítulo específico sobre as ameaças à comunidade acadêmica brasileira, afirmando que "pressões significativas no ensino superior brasileiro aumentaram na véspera e no período posterior às eleições presidenciais de 2018". Nas edições anteriores, o Brasil não foi mencionado.

O levantamento aponta “um surto” de pressão, com motivações políticas, nas universidades brasileiras, que incluíram batidas policiais nos campi, ameaças e ataques a minorias estudantis e proposta de legislações que ameaçam as atividades e os valores centrais das instituições de ensino superior púbicas no país. Além disso, cita declarações de membros e iniciativas do governo federal brasileiro como o corte de investimentos para instituições e disciplinas específicas, como a sociologia e a filosofia.

“Ataques às comunidades de educação superior, independentemente de sua localização, escala ou foco, tem consequências para toda a sociedade em qualquer país”, aponta o diretor executivo da Scholars at Risk, Robert Quinn. “Em nosso mundo, cada vez mais interconectado, esses ataques promovem a erosão de um espaço global essencial, a universidade, onde acadêmicos e a população de formal podem se reunir para compreender e resolver problemas complexos que afetam toda a sociedade”, acrescentou.

Fonte e imagem: ANDES-SN/ BBC Brasil
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicatos da educação federal buscam unificar ações de mobilização

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sugestão em reunião conjunta do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra é de realizar plenária unificada na primeira quinzena de abril

Setor das Federais do ANDES-SN indica greve para 15 de abril

SVG: calendario 25/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Deliberação ocorrida em Brasília, na última sexta, 22, terá que ser referendada por docentes nas bases do sindicato

Regional RS do ANDES-SN define realização de encontro no mês de maio, em Santa Maria, para debate da Carreira

SVG: calendario 18/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Integrantes da diretoria regional e representantes das seções sindicais gaúchas se reuniram no sábado, 16 de março, na Sedufsm
Veja todas as notícias