Tragédia da Kiss completa sete anos com “gosto amargo da injustiça” SVG: calendario Publicada em 27/01/20 11h46m
SVG: atualizacao Atualizada em 27/01/20 14h09m
SVG: views 1518 Visualizações

Familiares e sobrevivente realizaram caminhada e ato público neste domingo, 26, à noite

Alt da imagem
27 de janeiro: sete anos lutando por justiça

Reclamações sobre a lentidão do processo judicial que, sete anos após a tragédia que ceifou a vida de 242 pessoas e deixou centenas delas feridas, em 27 de janeiro de 2013, foi o que mais se ouviu na noite deste domingo, 26, véspera da data da tragédia da Kiss. Após uma caminhada com dezenas de pessoas, que saiu da praça Saldanha Marinho, centro de Santa Maria, e finalizou na rua dos Andradas, em frente onde era a casa noturna, houve um ato público. Flávio Silva, ao usar a palavra, resumiu o sentimento de familiares de vítimas e de sobreviventes: “ainda sentimos o gosto amargo da injustiça”.

O presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes (AVTSM), Flávio Silva, destacou que, ao longo desses sete anos foram enfrentadas muitas batalhas junto ao Ministério Público, ao Poder Judiciário, para que finalmente se chegasse ao momento em que os responsáveis pudessem responder pelos atos que cometeram. Essa batalha cotidiana e inglória levou a que Silva confessasse na noite de domingo perante as pessoas que compareceram à atividade: “estamos esgotados”.

Um misto de ato ecumênico foi realizado em frente à Kiss, com as pessoas de mãos dadas em volta de um desenho de um coração, iluminado por velas que enumeravam as 242 perdas. Irmã Lourdes Dill falou em fé, esperança e resistência, mas também citou  “indignação”. Ela chamou a atenção: “Será que a população de Santa Maria já esqueceu o que aconteceu?”. Quem também se manifestou e citada como uma figura de constante presença junto às mães da AVTSM foi Maria das Graças Py, espírita kardecista. Segundo ela, é preciso rememorar o que aconteceu, mas sem ódio no coração. A atividade teve esse momento finalizado com o abraço entre todos.

A programação relativa aos sete anos do incêndio na casa noturna ocorreu até o início da madrugada desta segunda, 27. E prosseguirá ao final da tarde desta segunda-feira e parte da noite junto à praça Saldanha Marinho. Confira a programação.

(MAIS FOTOS ABAIXO)

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias