‘Eu agradeço a vocês pela resistência’, diz Carpinejar a familiares de vítimas da Kiss SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 28/01/20 17h48m
SVG: views 1644 Visualizações

Escritor participou de homenagens realizadas na segunda, 27, em alusão aos 7 anos da tragédia

Alt da imagem

“Eu não posso estar dentro da ferida de vocês. Mas garanto, estou ao lado”. Com essa afirmação, o cronista e jornalista Fabrício Carpinejar demonstrou a importância de se exercitar a empatia. Em se tratando de uma tragédia evitável de tamanha proporção, como a ocorrida na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, na boate Kiss, em Santa Maria, a capacidade de sentir e oferecer solidariedade à dor do outro assume caráter ainda mais central. Mesmo porque, como disse Carpinejar, nas condições em que funcionava a boate, a tragédia era só uma questão de tempo.

“A boate Kiss era uma máquina de matar. Se não tivesse sido no dia 27, seria dia 28, 29, 30. Mudariam as famílias, mas as covas continuariam ali. Esse é um problema da sociedade, não só dos familiares”, disse, elogiando o trabalho da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), que, em sua opinião, “colocou a dor para trabalhar, chamando a atenção para a lentidão da justiça e para a burocracia”.

A crítica à burocracia, inclusive, foi tônica de seu discurso realizada na noite da última segunda-feira, 27 de janeiro, a centenas de pessoas que se reuniam na Praça Saldanha Marinho a fim de prestar homenagens aos sete anos da tragédia que vitimou 242 jovens.

“A burocracia quer que as pessoas esqueçam o que ocorreu, troquem de assunto, larguem suas bandeiras, para que, quando chegue o julgamento, nós estejamos tão exauridos a ponto de dizer ‘tanto faz’. Nunca será tanto faz. Aquele passado ainda não acabou, porque só a justiça traz paz. Eu não sou daqui, mas desde 2013 minha palavra não sai de Santa Maria. Contem comigo”.

Janeiro branco

Kelen Ferreira, 26 anos, é sobrevivente da tragédia. Hoje ela é terapeuta ocupacional e tem desenvolvido, junto a outros sobreviventes da tragédia, familiares de vítimas e psicólogos, a campanha ‘janeiro branco’. O foco das ações é promover o debate sobre saúde mental, especialmente em diálogo com famílias que foram diretamente afetadas pela tragédia. “A ideia é que os sobreviventes relatem com foram seus processos”, explicou Kelen em roda de conversa na praça. Logo após sua fala foram exibidos vídeos com relatos de outros sobreviventes sobre como enfrentaram suas dores, lutos e traumas. Embora os auxílios tenham sido de diversas naturezas – desde os profissionalizados, como a terapia, até a fé em diferentes matrizes religiosas -, todos os relatos ressaltavam a importância de coletivizar a dor e a angústia.

CVV

Jorge Brandão, coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV), ponderou que “enquanto não houver justiça, muitos corações sofrerão”. O CVV esteve, desde o primeiro momento, prestando apoio às vítimas e familiares, e foi por influência da tragédia que a ONG recebeu um número (188) para o qual as pessoas podem ligar gratuitamente em busca de apoio psicológico. Antes disso, a ligação para o CVV tinha o custo de uma ligação normal.

Programação

As atividades desta segunda foram a segunda parte de uma programação que teve início na noite do domingo, 26, com homenagens e vigília em frente ao local da tragédia.

 

Texto e fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias