Departamento de Terapia Ocupacional recebe visita da Sedufsm SVG: calendario Publicada em 04/03/20 17h57m
SVG: atualizacao Atualizada em 04/03/20 18h01m
SVG: views 880 Visualizações

Encontro ocorreu nesta quarta e discutiu mobilização contra PEC Emergencial

Alt da imagem

As professoras do departamento de Terapia Ocupacional que estiveram presentes na reunião desta quarta-feira, 4, com o sindicato, aproveitaram para externar suas preocupações quanto à mobilização para barrar os ataques do governo ao serviço público e, por consequência, a seus servidores. Gihad Mohamad, diretor da Sedufsm, representou a seção sindical no encontro e esboçou algumas das principais medidas contidas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, também conhecida como PEC Emergencial.

Uma das três propostas que integram o Plano Mais Brasil, constituído também pela PEC dos Fundos Públicos (187/2019) e PEC do Pacto Federativo (188/2019), a PEC Emergencial propõe, por exemplo, a suspensão de progressões e promoções funcionais em períodos de restrição fiscal. Outra medida prevista nestes períodos seria a redução de 25% da jornada de trabalho dos servidores com redução proporcional de salário.

A PEC, proposta originalmente no Senado, ainda está em tramitação, de forma que se faz necessária a mobilização para pressionar os parlamentares a rejeitarem a proposta, que é uma afronta aos serviços públicos, aos servidores e, em última instância, a toda a população usuária de tais serviços. Para tal, Mohamad convidou todas as professoras para comparecerem à assembleia docente do dia 12 de março, que ocorre em primeira chamada às 13h30, e em segunda às 14h, no auditório Wilson Aita (CT/UFSM). Na pauta de discussão estão a deliberação sobre a greve Nacional da Educação do dia 18 de março e a discussão sobre o indicativo de greve docente por tempo indeterminado (aprovado durante o 39º Congresso do ANDES-SN).

A diretoria da Sedufsm vem realizando reuniões nos departamentos da universidade, a fim de dialogar de forma mais próxima com os professores, esclarecê-los sobre os perigos da PEC e convidá-los à mobilização.

Trabalho de base

Uma das preocupações externadas pelas professoras da Terapia Ocupacional foi a necessidade de aumentar o diálogo com os próprios colegas, muitas vezes alheios à gravidade desses projetos. Cabe lembrar que, além da PEC 186, o governo Bolsonaro vem preparando uma reforma administrativa que, dentre outras maldades, visa retirar (ou aumentar em muito o tempo necessário para adquirir) a estabilidade, baixar os salários do serviço público e eliminar o Regime Jurídico Único (RJU).

Outra preocupação das professoras é o delineamento de estratégias para conversar com a comunidade em geral, que também, muitas vezes, não tem noção dos  estragos a serem produzidos por essa PEC no serviço público.

Além da reforma administrativa, que deve a suceder, a PEC teve, também, antecessores, a exemplo da Reforma da Previdência. Mohamad lembrou que, a partir de março, os professores terão uma redução de salário em decorrência do aumento das alíquotas previdenciárias. “É um confisco do nosso salário”, disse o diretor. “Passamos a vida inteira trabalhando e contribuindo para a Previdência, e quando chegamos na velhice, ouvimos que somos um peso para o Estado”.

Veja aqui quais serão os próximos departamentos a serem visitados pela Sedufsm.

Saiba mais sobre a PEC Emergencial aqui

 

 

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias