Eleições ao ANDES-SN e PEC Emergencial em pauta no Jornal da Sedufsm SVG: calendario Publicada em 20/03/20 10h26m
SVG: atualizacao Atualizada em 20/03/20 11h59m
SVG: views 1095 Visualizações

Publicação ainda aborda a greve por tempo indeterminado da categoria docente

Alt da imagem

O jornal de Março da Sedufsm, que pode ser lido aqui, traz entrevistas com as duas chapas que concorrem às eleições do ANDES-SN, marcadas para ocorrer nos dias 12 e 13 de maio. Entre os questionamentos enviados à Chapa 1 (‘Unidade para Lutar: em defesa da Educação Pública e das Liberdades Democráticas’) e à Chapa 2 (‘Renova ANDES: para defender a Educação, a Universidade, os Serviços Públicos, a Soberania Nacional e a Democracia’) estão as prioridades a serem adotadas em caso de eleitas, os balanços críticos sobre as últimas gestões do sindicato nacional e o papel da entidade docente na luta contra o governo Bolsonaro. As entrevistas podem ser lidas nas páginas 4 e 5 e, nos próximos dias, serão publicadas na íntegra em nosso site.

Já na página 6, a publicação desmembra os principais pontos trazidos na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, também conhecida como PEC Emergencial, que propõe três mudanças estruturais nas finanças públicas, dentre elas a transformação da Emenda Constitucional 95, que congela os gastos públicos por 20 anos, em algo permanente.

Na página 3 contamos um pouco sobre o trabalho da diretoria da Sedufsm, que iniciou o semestre com uma agenda de visitas aos departamentos da instituição para tratar sobre a PEC e outros ataques ao serviço público, a exemplo da reforma administrativa, que atualmente está sendo elaborada pela equipe de Bolsonaro mas já aponta para uma possível quebra da estabilidade e uma redução dos salários de ingresso no serviço público. Também trazemos a aprovação, pela maioria das assembleias de base, da greve docente por tempo indeterminado, bem como da formação de um Comando Unificado de Greve composto por ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe.

Já na editoria ‘Geral’ (pg. 7), trazemos um pouco das grandes dificuldades orçamentárias reservadas à UFSM em 2020 e que levarão ao corte de postos de trabalho terceirizado.

Na página 8 temos o perfil de Amara Battistel, a primeira docente do curso de Terapia Ocupacional da UFSM, e os projetos elaborados pelo Teatro Por Que Não? para comemorar seus 10 anos de história, completos em 2020. Entre os projetos estão a apresentação gratuita de peças de teatro pela cidade de Santa Maria e a montagem de um espetáculo baseado em obra de Caio Fernando Abreu.

Logo no início desta edição, na página 2, a diretoria posiciona-se sobre o cenário da pandemia de coronavírus e reforça a importância da luta por investimentos públicos em saúde, educação e pesquisa. Também lembramos que há uma ERRATA na página 2: devido ao avanço da pandemia, não haverá mais atendimento presencial na sede do sindicato. A partir da próxima segunda, 23, e por tempo indeterminado, os atendimentos serão feitos de forma remota (online) através do email sedufsm@terra.com.br e dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017. O horário de funcionamento segue sendo das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

*Algumas agendas culturais foram divulgadas nesta edição, contudo, em decorrência da pandemia, sugerimos acompanhar as redes sociais para se informar sobre prováveis adiamentos. 

*Tem sugestão de pauta para o jornal? Contate-nos no e-mail sedufsm@terra.com.br ou via nossas redes sociais!

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias