Prograd: calendário acadêmico não será suspenso “por enquanto” SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/03/20 16h46m
SVG: views 938 Visualizações

Pró-Reitoria destaca que aulas virtuais são para quem tem acesso e possibilidade

Alt da imagem
Professor Jerônimo Tybusch, pró-reitor adjunto de Graduação da UFSM

O calendário acadêmico da UFSM não será suspenso “por enquanto”, ressalta o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Jerônimo Tybusch. Conforme o docente, “provavelmente” o calendário será suspenso após o fim do atual período de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do coronavírus, havendo um replanejamento após o retorno desse recesso. A explicação do pró-reitor foi dada à assessoria de imprensa da Sedufsm nesta segunda (23). O objetivo da matéria foi esclarecer alguns aspectos que têm sido levantados por filiados da entidade.

Na última sexta, 20 de março, a reitoria da UFSM divulgou na página da instituição, esclarecimentos sobre a questão das aulas não presenciais durante o período em que as aulas foram suspensas para que as pessoas fiquem em casa, evitando o alastramento do coronavírus. A publicação inicia dizendo que “considerando a controvérsia entre os termos ‘poderão’ e ‘deverão’ das portarias n. 343 do Ministério da Educação e n. 97.935 da UFSM no que se refere às atividades acadêmicas não presenciais, nos termos da autonomia conferidos à UFSM, informamos que tais atividades seguirão seu ritmo estabelecido, conforme as possibilidades dos cursos, docentes e discentes”. Confira a íntegra da nota aqui.

Para a assessoria da Sedufsm, Tybusch garantiu que muitos docentes estão realizando aulas a distância, mas que o uso do verbo “poderão” esclarece que não há obrigatoriedade. Segundo ele, os estudantes que alegarem impossibilidade, problema de conectividade, não serão prejudicados. No momento de retificação do calendário, ressalta o pró-reitor, será previsto pelo docente um período para a recuperação do conteúdo ao discente.

O professor também argumentou que esse tipo aula é para disciplinas teóricas e está sendo oferecido através do conceito de “exercícios domiciliares”, o que não deve ser confundido com modalidade EaD. Essa possibilidade, reitera ele, acaba por representar a viabilidade da manutenção do contato entre professor e aluno, mesmo a distância, o que pode ter reflexos positivos num período de “isolamento social”. Tybusch destaca que tanto o conteúdo oferecido pelo docente será registrado no sistema quanto da mesma forma está garantida a recuperação do conteúdo não ofertado nesse período de suspensão de aulas presenciais.

Na última quinta, 19, a Sedufsm publicou uma manifestação repudiando a portaria do MEC sobre aulas a distância.

No mesmo dia, o Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN) também se posicionou, com uma de suas diretoras manifestando "apreensão" a partir dos efeitos da portaria do governo. Confira a matéria.

 

Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Arquivo/SEDUFSM

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias