Uma história de luta e superação contra o coronavírus SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 15/07/20 12h11m
SVG: views 1271 Visualizações

Mãe de cinco filhos e sete netos, Fátima venceu o vírus depois de 19 dias hospitalizada

Alt da imagem
Fátima junto com a neta, Stéfany, e o marido, Délcio

Foram 19 dias internada, sendo 9 dias na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), quando fez o exame e detectou a Covid19, e mais 10 dias no Hospital Regional de Santa Maria, os quais foram divididos em três dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde chegou a ser entubada, e mais sete dias na enfermaria para se recuperar totalmente da pneumonia. Fátima Rosane Machado Borges, 60 anos, do lar, mora no bairro Salgado Filho, zona norte de Santa Maria. Casada com Délcio Vieira, 63 anos, mãe de cinco filhos e sete netos, passou por maus bocados. Diabética e hipertensa, enfrentou um quadro agudo da doença, intercalando sensações de cansaço, dor no corpo, febre alta, falta de ar, perda do olfato e do paladar. “Foi muito difícil. Senti medo de morrer”, admite.

O drama vivenciado por essa santa-mariense teve um final feliz, já que conseguiu passar pela fase mais crítica da doença e receber alta, diferente de outras 17 pessoas que faleceram na cidade, até esta sexta (3), devido à pandemia. Entretanto, a situação pelo qual passou teve um toque a mais de dramaticidade já que todos da família, filhos, netos, esposo, contraíram o vírus. A maioria, com sintomas leves, mas o marido e o filho Vinicius, de 38 anos, com um quadro mais grave. Felizmente, todos se recuperaram.

Perguntada pela reportagem sobre como foi enfrentar esses dias todos, em que a vida humana parece tão frágil, Fátima comenta que não é nada fácil ter que suportar injeções a todo o tempo, diariamente, medicações, braços roxos. Contudo, faz questão de ressaltar que foi muito bem cuidada tanto na UPA quanto no Hospital Regional, instituições que estão tratando os doentes de coronavírus com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pensando nos netos

O que pensava enquanto estava internada, em estado grave? Além do óbvio medo de ser derrotada pelo vírus, Fátima diz que imaginava muito sobre o que os netos pensariam quando a vissem de braços roxos. “Eu rezava muito. Queria sobreviver para ver meus netos crescerem”, relembra.

Um conselho: muita força

Indagada sobre que recado gostaria de passar às pessoas, Fátima Borges ressalta, em primeiro lugar, que é preciso que todos entendam que a Covid19 é grave, não é uma “gripezinha”. Mas, por outro lado, ela considera importante aconselhar:  “tenham força, pois assim como eu, que sou diabética e hipertensa, me recuperei, outras pessoas também podem se recuperar”.

A mensagem da filha

O tamanho da felicidade da família com a recuperação da mãe é expressa pela filha mais nova, Andressa, de 27 anos, em seu perfil no facebook, com reprodução literal:

“As vezes a gente precisa quase perder alguém pra perceber o tamanho da importância dessa pessoa na nossa vida. Os dias que tu esteve longe eram menos coloridos, a casa parecia vazia, não existia alegria... Foi preciso acontecer tudo pra eu perceber que tu é o coração da nossa família e quem sem ele a gente não vive...

Minha mãe já está em casa. Obrigada a todos que oraram, obrigada a todos que estavam lutando junto com a gente nessa batalha, o susto foi grande mas VENCEMOS!”.


Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Arquivo pessoal

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia

Veja todas as notícias