Governo federal registra 1.565 servidores com a Covid-19 SVG: calendario Publicada em 09/07/20 09h07m
SVG: atualizacao Atualizada em 15/07/20 12h10m
SVG: views 675 Visualizações

Balanço foi feito pelo Ministério da Economia no último dia 1º de julho

Alt da imagem
Um total de 59% do funcionalismo federal está trabalhando em casa

Os casos confirmados de servidores contaminados pelo novo coronavírus no serviço público federal continuam aumentando. Conforme os registros do Ministério da Economia, já são 1.565. O último balanço é de 1º de julho, atualizado pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), e se refere ao período de 22 a 26 de junho. No dia 2 de junho publicamos os números que traziam dados até 22 de maio, e totalizavam 1.218 servidores infectados.

O Ministério da Economia também traz dados atualizados sobre a quantidade de trabalhadores do serviço público públicos que estão em ambiente remoto. Esses dados apontam que 162.710 servidores públicos federais civis (considerando, inclusive, os das instituições de ensino) estão trabalhando em casa, o que representa 59% da força de trabalho.

Ação do MP e da Justiça do Trabalho

No entanto, para que o trabalho remoto fosse instalado e mantido, algumas ações o foram necessárias. Em 19 de maio, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) entraram com uma ação contra a União obrigando o governo a estabelecer o regime de teletrabalho para servidores, empregados, terceirizados e estagiários da administração pública federal direta, autárquica e fundacional enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública em decorrência da pandemia.

Mesmo assim, desde maio, o governo federal vem tentando fazer com que ocorra o retorno do trabalho presencial, em vários órgãos, o que tem gerado protestos dos servidores. Em 27 de maio, a Articulação das Carreiras Públicas pelo Desenvolvimento Sustentável (Arca) apresentou um pedido para ser Amicus curiae (amiga da Corte) no processo do MPF e MPT, para a manutenção do trabalho remoto como medida de prevenção ao coronavírus. Segundo as entidades, o retorno ao presencial criaria um risco “inconsequente e desnecessário” à saúde.

 

Fonte: Condsef

Imagem: EBC

Edição: Fritz R. Nunes

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias