Seções sindicais do ANDES-SN no RS denunciam trabalho remoto precarizado SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 10/07/20 10h06m
SVG: views 1187 Visualizações

Texto é uma contribuição à Jornada de Lutas em defesa da vida e pelo Fora Bolsonaro e Mourão

Alt da imagem

Nesta sexta-feira, 10, primeiro dia da Jornada Nacional de Lutas pelo Fora Bolsonaro e Mourão, as seções sindicais do ANDES-SN no Rio Grande do Sul lançam manifesto em defesa da educação pública e em denúncia ao trabalho remoto precarizado e imposto pelo governo. Assinam a nota as seguintes entidades: Sedufsm, Adufpel, Aprofurg, Sesunipampa, SindoIF e Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS. Leia:

"JORNADA NACIONAL DE LUTAS

MANIFESTO DAS SSIND DO RS do ANDES SN

Já ultrapassamos a casa dos 1.600.000 brasileiros contaminados pela COVID 19 e mais de 70000 mortes. Apesar deste duro cenário sanitário, o governo Bolsonaro mantém e agudiza os ataques aos direitos sociais dos trabalhadores, em especial, dos servidores públicos do campo da educação e da saúde, intensificando a precarização do trabalho nesse momento conjuntural. Uma das armadilhas está na implantação de diferentes formas de "ensino remoto", processo recheado de contradições, sem garantias técnicas e pedagógicas para a realização de um ensino de qualidade nas Universidades e Institutos Federais.

As Instruções Normativas n. 19, n. 21 e n. 27, do Ministério da Economia, regulamentam o trabalho remoto, com medidas de controle de produtividade, e desconsiderando as condições precárias de trabalho preexistentes à pandemia. Esta política vem ao encontro do recomendado pelo Banco Mundial e organismos internacionais que desejam lucrar com essa “fatia do mercado" que é a educação pública, difundindo um modelo educacional a partir da privatização, sem preocupação com a formação social dos estudantes.

Para nós, este modelo destrói a educação pública, não traz preocupação com as atividades a que se destinam as universidades, não aborda condições pedagógicas ou de infraestrutura, e agrava a desigualdade educacional, social e racial no Brasil. Além disso, fere a Constituição Federal em seu Art. 207, que trata da autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das universidades; prevê cortes salariais, suspensão de concursos públicos, mais contingenciamentos nos orçamentos, perda de outros direitos ainda existentes, redução do número de terceirizados/as no setor público e várias outras medidas. A uberização das atividades para manter o lucro dos grandes empresários tem sido adotada em todas as atividades.

Enquanto isso, sofrem famílias inteiras neste cenário agravado pela pandemia. O desrespeito da administração federal com a sociedade brasileira é inadmissível. Não reconhece o papel fundamental do Estado para a garantia de condições mínimas de dignidade e vida da população, não reconhece o valor e a importância dos servidores públicos e os desqualifica frente à sociedade, e debocha jocosamente as famílias que perderam entes próximos neste contexto do coronavírus.

Não nos curvaremos a essa política genocida. Estamos atentos à falácia de soluções mágicas para a questão da suspensão das aulas durante a pandemia. Nosso objetivo é restaurar coletivamente o papel da educação, em defesa do público e do interesse público, com o compromisso de defesa da vida, com respeito e solidariedade social. Por uma educação, pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.


#ForaBolsonaroMourao

#EmDefesaDaVida

#PelasLiberdadesDemocraticas

#PelosDireitosDosTrabalhadores"

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias