Sedufsm e UFSM apresentam “O desconcertante flautista” na sexta, 17 SVG: calendario Publicada em 13/07/20 14h45m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/07/20 18h18m
SVG: views 911 Visualizações

Evento teatral acontece a partir das 16h, com transmissão via Facebook e Instagram

Alt da imagem

Uma releitura cênica e musical de ‘O Flautista de Hamelin’, coletada pelos irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm), e também baseada na versão lírica e dramática de Robert Browning (1841). Essa é a síntese da peça que será apresentada pelo professor José Renato Noronha, o Zé Renato Mangaio, na sexta, 17 de julho, que tem como título “O desconcertante flautista”. O evento será transmitido pelo Facebook da Sedufsm, a partir das 16h, e é promovido tanto pela seção sindical dos docentes como também pela UFSM, através da Pró-Reitoria de Extensão (que também transmitirá, mas pelo Instagram).

Conforme explica o professor do curso de Licenciatura em Teatro, também coordenador do Laboratório de Pesquisa e Produção Cênico-Musical (Laprocemus) da UFSM, o roteiro e as músicas de “O Desconcertante Flautista” foram desenvolvidos originalmente por ele em sua tese de doutorado intitulada “(Auto)formação com musicais: O desconcertante flautista”(2017). A inspiração veio da peça didática ‘Diz que sim’ de Berltolt Brecht. Em 2018, a produção foi exibida na Escola Municipal Vicente Farencena. A atual proposta conta com alguns dos músicos e atores que trabalharam no ‘Musicanti Saltimbancos’ somados a outros que atuarão de forma inédita nesse novo trabalho. O texto e as composições são resultados da pesquisa de doutoramento

A concepção atual do espetáculo, explica Mangaio, considera as adaptações necessárias para sua transmissão através de mídias (Youtube, Instagram e Facebook), bem como adapta as questões narrativas e épicas da obra de Brecht que serviram de referência para a criação da peça, especialmente pelo caráter de experimento musical e visual que muitas dessas (óperas escolares, peças radiofônicas) estabeleciam em suas apresentações.

A Sedufsm está convidando a todos e todas para prestigiar mais essa importante iniciativa cultural, justamente em um momento em que as pessoas, em isolamento social, estão precisando muito da arte.

 

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem/Arte: Bruno Silva

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias