UFSM publica e-book sobre migrações e direitos humanos SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/07/20 09h37m
SVG: views 863 Visualizações

Migraidh faz live para detalhar obra na próxima terça, 28, às 19h,pelo youtube

Alt da imagem

O Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (Migraidh) – Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da UFSM, está lançando um e-book intitulado “Migrações Internacionais: Experiências e Desafios para a Proteção e Promoção de Direitos Humanos no Brasil”. A obra, que é dividida em 11 capítulos escrito por autores e autoras de diversas áreas do conhecimento, é organizada pela professora do curso de Direito da UFSM Giuliana Redin, e lançada pela Editora da universidade, que, inclusive, já a tem disponível em seu site para download.

Conforme Giuliana Redin, a publicação digital tem entre seus objetivos publicizar a experiência de seis anos de atuação do Migraidh em defesa dos direitos da população de migrantes e refugiados, e, desta forma, contribuir também para o debate para a formulação de políticas públicas e fortalecimento da defesa dos Direitos Humanos e da democracia.

Giuliana Redin: obra ajuda no combate à exclusão social

Na avaliação da docente, o lançamento da obra na atual conjuntura é ainda mais relevante, pois “a pandemia não apenas expôs, mas também aprofundou a desigualdade social que se move na lógica da exclusão, reduzindo o outro a um mero instrumento econômico, precarizando ainda mais os grupos vulneráveis, dentre eles, os migrantes e refugiados”. Para Giuliana, promover direitos humanos é “promover justiça social, condição para qualquer democracia, por isso é preciso que esse referencial civilizatório seja fortalecido, sobretudo em momentos de grande fragilidade humana e social, em que os discursos excludentes, baseados em bodes expiatórios, tendem a ser disseminados”.

Lançamento virtual

Para saber mais detalhes sobre a obra basta acompanhar o seu lançamento, através de uma live que ocorrerá na próxima terça, 28 de julho, a partir das 19h, pelo canal do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (Migraidh) – Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM, no Youtube.

 

Texto: Fritz R. Nunes com informações do site da UFSM

Imagens: Divulgação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias