Comissões do Cepe devolvem minuta do REDE à Reitoria SVG: calendario Publicada em 30/07/20 09h45m
SVG: atualizacao Atualizada em 30/07/20 09h48m
SVG: views 1187 Visualizações

CLN e Comepe sugeriram várias alterações ao documento após reunião desta quarta, 29

Alt da imagem
Prédio da Reitoria da UFSM

As comissões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM decidiram devolver a proposta de minuta de resolução que regulamenta o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) ao gabinete do reitor, Paulo Burmann, com várias sugestões de alterações no documento. A decisão foi tomada nesta quarta, 29, após reunião com integrantes da reitoria.

A possibilidade de devolução da proposta de minuta já havia sido aventada pelo representante do DCE na Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Comepe) do Cepe, Daniel Balin, em depoimento à reportagem da Sedufsm. Nesta quarta-feira, o presidente da Comepe, professor Ney Izaguirri de Freitas Júnior, e a presidente da Comissão de Legislação e Normas (CLN), professora Cristiane Cauduro Gastaldini, confirmaram a devolução.

Conforme as explicações de Cristiane Gastaldini e Ney Izaguirry de Freitas Júnior enviadas por texto à assessoria da Sedufsm, após reuniões realizadas pelas duas comissões “decidimos devolver a minuta com algumas considerações que julgamos ser essenciais e que não constavam da minuta”.

As considerações, citadas por eles como “espinha norteadora”, são:

- A opcionalidade do REDE no Primeiro Semestre Acadêmico de 2020 e de 2021;

- A Garantia de direitos dos docentes e dos discentes que optaram pelo REDE na validação dessa atividade e, a possibilidade de quem não optou em ter a oportunidade de fazer a disciplina em modo presencial, em 15 semanas, conforme já estava garantido pelas manifestações do Reitor e Vice-Reitor;

-Inclusão de um capítulo para a pós-graduação, preservando os direitos de seus atores;

- Inclusão de um capitulo sobre Extensão;

- Inclusão de um capítulo sobre o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT;

- Inclusão de um capítulo sobre Disciplinas Práticas que não são da área da Saúde - como por exemplo, as licenciaturas.

Afora isso, os professores da CLN e Comepe afirmam que fizeram considerações também de que o REDE, para funcionar, necessita que tanto estudantes como professores possuam equipamentos e internet. No caso dos que não têm esse acesso, sugerem que essas ferramentas sejam disponibilizadas. No entendimento de Cristiane e Izaguirry, com essa devolução à reitoria, a expectativa é de que a minuta tenha uma participação efetiva das pró-reitorias de graduação, pós-graduação e pesquisa, extensão e coordenadoria do EBTT.

Resposta da reitoria

Já na tarde de ontem (quarta, 29), conforme informação a que a reportagem teve acesso, o reitor Paulo Burmann enviou um comunicado, via grupo de whatsapp de diretores (as) de Centro, afirmando que os ajustes (à proposta de minuta) estavam sendo feitos, e um ofício estava sendo elaborado com respostas aos questionamentos apresentados pelos membros das comissões do Cepe na manhã de quarta-feira.

Confira abaixo, em anexo (em documentos), o texto original da proposta de minuta.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: UFSM/Carol Lemos

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Proposta de minuta de regulamentação do REDE

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias