Dica cultural: professor sugere ver e ouvir ‘Blues’ SVG: calendario Publicada em 14/08/20 16h42m
SVG: atualizacao Atualizada em 14/08/20 16h50m
SVG: views 1171 Visualizações

Luiz Carlos da Rosa indica DVD que retrata “sobreviventes” desse estilo

Alt da imagem
DVD reúne astros e estrelas do blues em apresentação no célebre 'Radio City Music Hall'

E chegamos a mais uma sexta-feira, dia de dica cultural da quarentena. Hoje, a sugestão vem do professor Luiz Carlos Nascimento da Rosa, do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM. Apaixonado por filosofia, literatura e poesia, Luiz Carlos se enfronha na crônica a seguir num pedaço do mundo da música negra norte-americana. Ao indicar o filme dirigido pelo consagrado Martin Scorsese, o professor também se soma a essa luta em defesa de um estilo musical que pode estar ameaçado de morte por inanição. Será? A mensagem fica a cargo dos 'sobreviventes' dessa 'arte sagrada' e ao seu seleto fã-clube.
 

“O clube dos sobreviventes no Blues

Palavras, letras, ideias, e notas musicais, não são capazes de expressar o desejo, o prazer, o sentimento que emana do blues. Quando você para e degusta, esteticamente, a linguagem musical que esse estilo, poderá sentir que instrumentos, corpos e letras estão numa unidade inseparável. O grande Psicanalista Jacques Lacan afirmou: primeiro a Arte, depois a Psicanálise.

É assim que, se assistirmos ‘B.B. KING e BUDY GUY’ "tocando" um blues, veremos que estão entregues ao sublime. Ao sagrado da Arte. Eles literalmente sublimam suas guitarras e suas interpretações o tiram da terra firme. No DVD "A  história do Blues", que inicia com a música Zélié, da africana Angélique Kidjo, diz que "eles tomaram nosso povo, eles tomaram nossos tambores, mas tem algo que parece que eles não conseguem tomar: é a nossa voz".

Segundo Ruth Brown, o blues era visto como produção dos "Jim Crow". Pobres e negros excluídos. Neste contexto, para B.B King, o blues é "duas vezes preto". Produzido e cantado por negros, letra com o sofrimento da segregação étnica. Podemos fazer a pergunta: por que o blues está em estado de sobrevivência com governantes como Trump e Bolsonaro, que querem exterminar negros e pobres.

O DVD "A história do Blues", dirigido por Martin Scorsese, reúne os sobreviventes do blues, em 7 de fevereiro de 2003, no palco do Radio City Music Hall, em Nova York. Dentre tantos dinossauros do estilo temos B.B. King, Natalie Cole, Robert Cray, Budy Guy, Bill Cosby, John Forgety, Macy Gray, entre outros sobreviventes.

O artista plástico Francisco Bertrand decretou: como pode alguém viver sem música? É uma forma de ser sem conteúdo. É a morte. É um exílio e a solidão. É a morte. Aliás, a arte é uma forma de enganar a morte. A arte é a possibilidade de nos dar o desejo e a possibilidade de um futuro. Entre o exílio e o futuro, a arte nos mantêm vivos. A arte é a sobrevivência desse cotidiano estúpido e medíocre. A linguagem do blues nos faz viajar e dar uma unidade entre a nossa alma e o corpo”.

Luiz Carlos Nascimento da Rosa

Professor do departamento de Metodologia do Ensino

Centro de Educação-UFSM
 

Texto: Fritz R. Nunes

Imagens: Divulgação e Arquivo

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria

Cantora Dida Larruscain busca apoio para lançar seu primeiro EP autoral

SVG: calendario 14/03/2024
SVG: tag Cultura
Artista, formada na UFSM e que hoje também é professora de música, já foi destaque no The Voice Brasil

Cultura na Sedufsm traz Pedro Munhoz ao campus de Santa Maria

SVG: calendario 12/03/2024
SVG: tag Cultura
Apresentação do músico, poeta e trovador, acontece na segunda, 18 de março, 17h30, no Auditório Flavio Schneider (CCR)
Veja todas as notícias