Husm inicia aplicação de vacina experimental contra Covid-19 SVG: calendario Publicada em 06/10/20 09h34m
SVG: atualizacao Atualizada em 06/10/20 09h42m
SVG: views 780 Visualizações

Trabalho em parceria com biofarmacêutica AstraZeneca é destinado a voluntários que tiveram forte exposição ao vírus

Alt da imagem
Hospital Universitário da UFSM

O Hospital Universitário da UFSM (Husm) está entre os seis Centros de Pesquisa do país que irão testar a nova vacina contra covid-19. Desde o dia 28 de setembro, 50 profissionais que atuam na área da saúde receberam a primeira dose da vacina, desenvolvida pela Universidade de Oxford (Inglaterra) em parceria com a empresa biofarmacêutica AstraZeneca e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A UFSM irá vacinar mil voluntários - profissionais que atuam nas áreas da saúde, segurança pública, comércio e transporte público, até o mês de novembro. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e ter alta exposição ao vírus. Os interessados devem fazer contato pelo telefone (55) 99163 6454. Não poderá participar do estudo: quem já teve Covid-19, mulheres grávidas, pessoas em tratamento oncológico, e/ou alérgicas a paracetamol, a vacinas entre outros.

Após registrar o interesse em fazer parte do estudo, o participante deve aguardar mensagem por WhatsApp, quando será marcada a primeira consulta presencial com a equipe de Estudos. Ele será monitorado pelo período de um ano e terá que comparecer a, pelo menos, seis consultas. A primeira é a mais longa, dura cerca de 3h. Nesse dia, o participante irá assinar o termo de consentimento além de fazer a anamnese (entrevista clínica), a coleta de sangue e verificar os sinais vitais, antes de receber a primeira dose da vacina. Após a aplicação, ficará em observação por cerca de 15 minutos.

O professor de Medicina da UFSM,  Alexandre Schwarzbold, que também é médico infectologista no HUSM e Chefe da Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) do hospital, explica: “A participação no estudo é voluntária e não irá gerar qualquer custo pelo tratamento. Contudo, é preciso ficar claro que é um estudo randomizado (*). Isso significa que a metade dos voluntários irá receber vacina contra covid-19 e outra metade, - que nem nós médicos nem o paciente saberá -, irá receber a vacina para meningite. O sorteio é feito pelo computador”.

A segunda dose da vacina será aplicada em 30 dias. Durante 12 meses, o participante será acompanhado por uma equipe multiprofissional e contatado uma vez por semana. Se o participante apresentar sintomas respiratórios, ele será encaminhado para avaliação. “Por isso, a quantidade de consultas pode variar. Se o voluntário apresentar febre, tosse seca, dificuldade respiratória, terá que retornar ao hospital para fazer o teste de Covid-19”, explica a enfermeira Helena Noal.

O HUSM, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), será o único da Rede Ebserh a participar da pesquisa. No Rio Grande do Sul, além do Hospital Universitário de Santa Maria, participa do estudo o Hospital de Clínicas, de Porto Alegre. Os outros estados envolvidos na pesquisa são: Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.

(*) Estudo randomizado baseia-se na comparação entre duas ou mais intervenções, as quais são controladas pelos pesquisadores e aplicadas de forma aleatória em um grupo de participantes.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Husm/Ebserh
Foto: Coral UFSM

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias