2020 termina com cerca de 20 Ifes sob intervenção de Bolsonaro SVG: calendario Publicada em 21/12/20 19h16m
SVG: atualizacao Atualizada em 21/12/20 20h28m
SVG: views 1154 Visualizações

Respeito à autonomia e democracia universitárias tem sido pauta central do ANDES-SN

Alt da imagem

Desde que assumiu, Jair Bolsonaro, através do Ministério da Educação (MEC), tem indicado interventores para as reitorias das instituições federais de ensino brasileiras, de forma que, neste final de 2020, já são cerca de 20 instituições - entre universidades, institutos e centros federais - sob intervenção no país.

As intervenções são concretizadas a partir de indicações de pessoas ligadas ideologicamente ao governo. Pessoas que ou não figuravam na lista tríplice como mais votadas pela comunidade acadêmica, ou sequer estavam participando do pleito. O último ato antidemocrático ocorreu em 10 de dezembro, na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, onde o governo indicou o segundo colocado na votação realizada entre estudantes, docentes e técnico-administrativos da universidade.  

No mesmo dia, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar para determinar que, ao nomear reitores, o presidente da República deve respeitar a lista tríplice organizada pelo colegiado máximo das universidades federais, conforme estabelecido em lei. A decisão cautelar foi tomada no curso de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 759, ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A decisão não tem efeito retroativo sobre as nomeações já ocorridas.

Segundo o relator, a escolha dos reitores das universidades públicas federais, de acordo com a Reforma Universitária (Lei 5.540/1968), define um regime de discricionariedade mitigada, em que a escolha do chefe do Poder Executivo deve recair sobre um dos três nomes que reúnam as condições de elegibilidade, componham a lista tríplice e tenham recebido votos do colegiado máximo da respectiva universidade federal.  

Para o ministro, antes “havia um acordo mais ou menos tácito de respeito, pelo presidente da República, da ordem de nomeação das listas tríplices”. A recente alteração nessas condições, a seu ver, demanda do Poder Judiciário um reexame do acervo normativo à luz do texto constitucional.

Historicamente, o ANDES-SN luta em defesa da autonomia universitária, prevista no artigo nº 207 da Constituição Federal, e pelo fim da lista tríplice enviada ao Ministério da Educação e ao Presidente da República para confirmação da nomeação. Para o Sindicato Nacional, o processo de decisão sobre a escolha de reitores deve ser iniciado e concluído no âmbito de cada instituição de ensino.

Mobilizações 

Para alertar a sociedade sobre as intervenções, o ANDES-SN lançou em suas redes sociais a campanha “Reitor/a eleito/a é reitor/a empossado”, que traz materiais gráficos e entrevistas sobre a situação antidemocrática vivida nas instituições e a importância da luta pela autonomia universitária.

Desde o início das intervenções, o Sindicato Nacional tem participado de diversas mobilizações contra as intervenções, a exemplo de reuniões com representantes das seções sindicais cujas instituições sofreram intervenção do presidente na nomeação de reitores. Outra iniciativa foi a plenária em defesa da democracia e autonomia nas IFE, com presença de reitores/as eleitos/as não empossados/as, parlamentares, representantes de entidades sindicais, movimentos sociais, da comunidade acadêmica e sociedade geral.  

Recentemente, o sindicato participou de atividade no Congresso Nacional, organizada por diversas frentes parlamentares, que tratou das intervenções do Bolsonaro na nomeação de reitores.  Além disso, a diretoria do ANDES-SN também conversou com alguns dos reitores e reitoras não empossados/as.

ADI 6565

Tramita no STF uma Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) 6565 que busca garantir que a nomeação de reitores e vice-reitores nas universidades federais respeite a autonomia universitária e obedeça a ordem da lista tríplice de candidatos encaminhada pelas instituições, após consulta às comunidades acadêmicas.

O ANDES-SN é Amicus Curiae na ação (amigo da corte em latim), que tem como função trazer informações adicionais que possam auxiliar na discussão antes da decisão final do processo. O caso começou a ser julgado pelo Plenário Virtual, mas foi retirado de pauta após o pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes. Três ministros haviam seguido o voto do relator Fachin. Dois divergiram.

Confira abaixo a lista de universidades, institutos federais e Cefet onde já houve intervenção federal na escolha de reitores:

1) Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

2) Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

3) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

4) Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

5) Universidade Federal do Ceará (UFC)

6) Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

7) Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB)

8) Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA)

9) Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

10) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

11) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

12) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

13) Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

14) Universidade Federal do Piauí (UFPI)

15) Universidade Federal Sergipe (UFS)

16) Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

17) Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

18) Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ)

19) Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

20) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)


Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias