Professor da UFSM publica artigo internacional sobre plantas terapêuticas SVG: calendario Publicada em 10/03/21 11h34m
SVG: atualizacao Atualizada em 10/03/21 12h45m
SVG: views 603 Visualizações

Marcio Badke, docente de Enfermagem, identificou sete espécies de plantas com potenciais terapêuticos no Rio Grande do Sul

Alt da imagem
Marcio Badke defende comunhão entre saberes científico e popular

“Recursos Naturais para uso Terapêutico: evidências do Brasil” é o nome do artigo do professor do departamento de Enfermagem da UFSM, Marcio Badke, publicado na revista internacional Research & Reviews: Journal of Nursing and Health Sciences, de qualis A1, o maior índice de avaliação de qualidade pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a Enfermagem.

Resultado da pesquisa de doutorado de Badke, pela UFPel, o artigo mapeou sete espécies de plantas do Rio Grande do Sul com potenciais terapêuticos. É o caso da Arruda, da Folha de Laranjeira, da Transagem, da Maravilha e do alho, indicadas para tratamento de picadas de aranha; ou da Guanxuma, da Transagem e do Eucalipto-Pé-De-Galinha, usadas para aliviar picadas de inseto.

“Cabe mencionar que o uso das plantas citadas acima é derivado do conhecimento popular para picadas de insetos e aranhas nos cuidados de saúde das pessoas. Esta investigação só foi possível graças ao acolhimento realizado ao pesquisador pelos moradores das comunidades rurais dos distritos de  Pains  e Arroio do Só,  gratidão a todos!”, escreve Badke, que teve apoio da professora Liliana Essi, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM (departamento de Biologia), na etapa de identificação das plantas.

Uma das conclusões que saltaram à vista do pesquisador foi a importância do conhecimento e do reconhecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), das quais fazem parte as plantas medicinais. A inserção dos profissionais de saúde na realidade destas comunidades, promovendo uma aliança terapêutica que faça dialogar os conhecimentos científico e popular, também foi apontada como central.

Para ler o artigo na íntegra, em inglês, clique aqui.

Para ler a tese de doutorado de Badke, em português, na íntegra, clique aqui.

Marcio Badke é líder do grupo de pesquisa intitulado “Laboratório multidisciplinar de pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em saúde (LAPICS)” e membro do Grupo de Trabalho ABRASCO - Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e coordenador do LAPICS da UFSM.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: Arquivo Pessoal

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias