Sedufsm manifesta solidariedade à Aduferpe e à professora Erika Suruagy SVG: calendario Publicada em 11/03/21 18h32m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/04/21 11h17m
SVG: views 1124 Visualizações

Diretora do sindicato docente da UFRPE intimada pela PF devido a críticas ao governo Bolsonaro

Alt da imagem
Arte de divulgação da Aduferpe

A diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) está divulgando uma nota de solidariedade à Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe- seção sindical do ANDES-SN), e através da mesma, se solidarizando à vice-presidenta da entidade, Erika Suruagy. A professora e sindicalista foi convocada a prestar depoimento na Polícia Federal, em inquérito criminal aberto para apurar a colocação de outdoors com críticas ao governo Bolsonaro. No cartaz divulgado pela Aduferpe, em conjunto com outras entidades (foto abaixo, em anexo), o Presidente da República é criticado pelo número de mortos por Covid-19. O outdoor também faz a defesa da educação pública e do SUS.

A seguir, publicamos a nota da Sedufsm, e logo abaixo, a manifestação da Aduferpe.

“NOTA DE SOLIDARIEDADE À ADUFERPE E À PROFESSORA ERIKA SURUAGY

A diretoria da SEDUFSM, ao tomar conhecimento da convocação da professora Erika Suruagy, atual vice-presidenta da Associação dos e das Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ADUFERPE), para prestar depoimento, na Polícia Federal, em inquérito criminal aberto a pedido do Presidente Jair Bolsonaro para apurar a colocação de outdoors que denunciavam a política genocida de seu governo na pandemia, manifesta solidariedade à ADUFERPE e à professora Erika Suruagy.

Além do evidente ataque à democracia, à liberdade sindical e de expressão, o fato evidencia a ampliação da ofensiva obscurantista do governo federal sobre as universidades e sobre os/as docentes, em um momento de recrudescimento da pandemia no país e de ataques aos direitos dos/as servidores/as e aos serviços públicos.

A SEDUFSM, nesse sentido, solidariza-se com a ADUFERPE e a professora Erika Suruagy, unificando forças com as demais organizações sindicais na defesa da democracia, da liberdade sindical e da liberdade de expressão, e na manifestação pelo fim da perseguição de Jair Bolsonaro aos professores e professoras universitários e ao movimento docente.

TODO APOIO À ADUFERPE!

NÃO À CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO SINDICAL!

NÃO CALARÃO OS SINDICATOS!

NÃO IMPEDIRÃO A LIVRE MANIFESTAÇÃO!

FORA BOLSONARO!



Nota da Aduferpe

“EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA LIBERDADE SINDICAL E DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO:

FIM À PERSEGUIÇÃO DE JAIR MESSIAS BOLSONARO AOS PROFESSORES E PROFESSORAS E À ADUFERPE

Foi com surpresa e indignação que a diretoria da ADUFERPE recebeu a notícia da convocação de nossa vice-presidenta, a professora Erika Suruagy, para depor na Polícia Federal, em inquérito criminal aberto a pedido do presidente Jair Messias Bolsonaro, para apurar a colocação de outdoors, no final de 2020, com os dizeres “O senhor da morte chefiando o país. No Brasil, mais de 120 mil mortes por COVID-19. #ForaBolsonaro”.

Trata-se de um brutal ataque à mais elementar liberdade de expressão garantida constitucionalmente. É uma tentativa de calar opiniões e intimidar o legítimo e livre exercício da atividade associativa. Por outro lado, no mérito, a crítica ao governo federal externada no outdoor – e que pode facilmente ser estendida a outras esferas de governo – revelou-se desgraçadamente justa: à época eram 120 mil mortes a lamentar, hoje já são quase 300 mil.

Nossa Assessoria Jurídica está segura de que não há nenhuma base legal para que um processo seja instaurado. O fato de a professora Erika Suruagy ter sido convocada e de ter que prestar depoimento na Polícia Federal é de inteira responsabilidade de Jair Bolsonaro. Ele está claramente tentando intimidar sindicalistas, cientistas, professores, servidores públicos, artistas, intelectuais e cidadãos que discordam da política do governo. Não conseguirá! A unidade do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras, com suas organizações sindicais e populares, vai barrar essas intimidações e ameaças de Bolsonaro. A democracia e o livre direito de opinião serão defendidos por todos e todas.


TODO APOIO À ADUFERPE!

NÃO À CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO SINDICAL!

NÃO CALARÃO OS SINDICATOS!

NÃO IMPEDIRÃO A LIVRE MANIFESTAÇÃO!

FORA BOLSONARO!.”

Link para acesso à nota: https://aduferpe.org.br/nota-em-defesa-da-democracia-e-aduferpe/
 

Edição: Fritz R. Nunes

Imagens: Aduferpe e Condsef

Assessoria de imprensa da Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias