Câmara aprova urgência em projeto que proíbe fechamento de escolas e universidades durante a pandemia SVG: calendario Publicada em 15/04/21 17h32m
SVG: atualizacao Atualizada em 15/04/21 17h36m
SVG: views 729 Visualizações

ANDES-SN é contrário à proposta por considerá-la um grave risco à vida de estudantes e trabalhadores (as)

Alt da imagem

Em meio ao momento mais crítico da pandemia de Covid-19 no Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira, 13, a urgência na tramitação do projeto de lei 5595/2020. A proposta, de autoria das deputadas Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Adriana Ventura (Novo-SP), reconhece a Educação Básica e o Ensino Superior, em formato presencial, como serviços e atividades essenciais.

O projeto veda a suspensão das atividades educacionais em formato presencial nas escolas e instituições de ensino superior, públicas e privadas. Ou seja, proíbe o fechamento de escolas e universidades durante a pandemia.

Pelo texto, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais poderá ocorrer em “situações excepcionais e baseado em critérios científicos comprovados”. Parlamentares de diversos partidos disseram que a proposta coloca em risco estudantes, professoras e professores e demais trabalhadoras e trabalhadores da educação. Mesmo deputadas e deputados favoráveis à volta das aulas consideram que a proposta deve ser melhor discutida.

O ANDES-SN e a Sedufsm consideram que a proposta coloca em risco a vida de todos e todas envolvidos na comunidade escolar e universitária. Além disso, interfere na autonomia de estados e municípios sobre a decisão de abertura ou não de escolas e universidades de acordo com as condições de cada localidade. Fere também a autonomia universitária, prevista na Constituição, que assegura às instituições decidir sobre o funcionamento das instituições de ensino superior.

“Somos completamente contra essa medida. Conclamamos as seções sindicais a mobilizarem as bases e pressionarem parlamentares de seus estados a votar contra o PL 5595/2020. O que precisamos, com urgência, é de vacina para todas e todos, de um lockdown nacional para conter o número de contágio e mortes, amparado por um auxílio emergencial digno, acima de 600 reais, que permita que as pessoas fiquem em casa sem passar fome. Quanto mais rápido imunizarmos a população, mais rápido poderemos retomar as atividades presenciais sem risco para todas e todos”, afirma Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.​

 

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm e Sinasefe promovem debate sobre o PGD

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Docentes relatam imposição arbitrária da Reitoria para a aprovação da minuta do Programa

Sedufsm promove assembleia geral da categoria na próxima quarta, 20 de março

SVG: calendario 14/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Plenária, que acontece no Complexo Didático e Artístico (CDA), vai discutir a campanha salarial e construção da greve

Reunião docente sobre o PGD/UFSM acontece nesta sexta-feira, 15

SVG: calendario 13/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação “Acolhimento Sedufsm”, e terá transmissão ao vivo no YouTube
Veja todas as notícias