Dica cultural: professora sugere filme ‘Mucize’ SVG: calendario Publicada em 16/04/21 16h23m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/04/21 16h24m
SVG: views 21415 Visualizações

Tatiana Joseph indica a sensibilidade de filme turco, disponível na Netflix

Alt da imagem

Sextou na quarentena! E nesta sexta, 15, a dica cultural vem da professora Tatiana Wonsik Recompenza Joseph, do curso de Dança da UFSM. A docente recomenda ‘Mucize’, filme da plataforma Netflix, que conta com muita singeleza e sensibilidade a história de Mahir, um professor turco e as agruras vivenciadas por ele lá nos idos dos anos 1960. Boa leitura e bom filme!  

“Por que assistir Mucize?

‘Mucize’ narra a história do professor Mahir, que vai ensinar em um vilarejo nas montanhas. Casado e com duas filhas, a esposa não quer acompanhá-lo e tenta convencê-lo a largar seu emprego e trabalhar para seu pai. Assim, Mahir defende sua dignidade afirmando “sou professor, um funcionário público. As crianças de lá também precisam de mim”. E continua sua ‘tese’ dizendo à esposa: “se eu não for, não receberei minha aposentadoria”.

Para chegar ao seu destino, Mahir cruza uma enorme distância, oferecendo ao espectador linda paisagem, sob primorosa fotografia. Antes de partir, é aconselhado a ‘tomar cuidado com os bandoleiros’. No caminho, é deixado no ‘meio do nada’ e tem que continuar seu percurso caminhando. Em uma espécie de épico às avessas, assim dá-se início à narrativa de ‘Mucize’, personagem que aparece desde o início do filme e vai aos poucos revelando um conjunto de situações inesperadas (ou ‘esperadas’), cheias de singeleza e uma terna sensibilidade. Os chamados ‘bandoleiros’ se revelam como os construtores da escola e ainda que não se possa esperar de Netflix uma opção que rompa completamente com os baluartes do capitalismo e seus padrões formatados e formatadores, é na contramão de narrativas tipicamente hegemônicas que ‘Mucize’ se apresenta de forma brilhante.

Deste modo, sem dúvida, há críticas necessárias a serem feitas a ‘Mucize’, mas devem ser consideradas à proporção das críticas à própria Netflix, esta plataforma ideológica com a qual temos que ter todos os cuidados.

Até os dias de hoje as imagens e a narrativa deste belo filme de 2h e 16 minutos que se passa na Turquia dos anos 60 se mantém vivos no meu imaginário, bem como a memória de rir e chorar durante um mesmo drama que, seja pelo seu humor enternecedor, seja pelo contato com outras formas de se narrarem as culturas e seus valores intrínsecos, seja pela excelente atuação de Mert Turak, surpreende.
‘Mucize’: eu recomendo.”



Tatiana Joseph
Professora do curso de Dança da UFSM, doutora e mestre em Artes, líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Arte do Movimento e Estudos da Dança (LAMED).


Edição: Fritz R. Nunes
Imagens:Arquivo
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias