Dica cultural: professor sugere leitura de ‘Serotonina’ SVG: calendario Publicada em 23/04/21 12h37m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/04/21 12h45m
SVG: views 1510 Visualizações

José Marcos Froehlich indica livro do “polêmico” Michel Houllebecq

Alt da imagem
Michel Houllebecq, escritor e ensaísta francês

Sextou na quarentena! Nesta sexta, 23, a dica cultural é de autoria do professor do departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM, José Marcos Froehlich. Ele sugere a leitura de uma das obras do escritor e ensaísta francês, Michel Houllebecq, Serotonina. Houllebecq é um dos autores franceses mais lidos da atualidade, mas também adjetivado como um dos mais polêmicos. Na visão de Froehlich, Serotonina “traça um retrato controverso e desconfortável de uma classe média esgotada e assombrada por sentimento de culpa e de pecado diante de um mundo que ajudou a construir, mas que não a satisfaz”. Boa leitura!


“Muito tem se divulgado que a pandemia da Covid-19, além das mortes e danos à saúde e à economia, também está causando uma pandemia de depressão e problemas mentais. Mas esta pandemia é pré-pandemia...diz-se, aliás, que é o mal do século XXI. Pois, coerente com sua trajetória em abordar sempre temas polêmicos e incômodos ao mainstream do politicamente correto, Michel Houellebecq nos brinda com Serotonina, livro que condensa no título os sintomas e anseios do nosso tempo.

Ao narrar a vida de um homem acossado pela depressão em meio ao contexto social da globalização e da crise dos agricultores franceses, decorrente dos grandes acordos comerciais que sustentam os blocos econômicos mundiais, Houellebecq nos faz mergulhar nas águas turbulentas em que navegam os humanos contemporâneos ao se defrontarem com suas margens de escolhas. Com um senso acachapante de realidade, bordado de fina ironia e desencantamento, Houellebecq compõe um painel perspicaz de nossa época através dos sintomas e dilemas do seu anti-herói, verdadeiro arquétipo do sujeito líquido.

Bauman certamente reconheceria aqui, a personagem que encarna o mal-estar que sua análise sociológica buscou insistentemente flagrar. Além dos convencionalismos sociais de qualquer naipe, Serotonina traça um retrato controverso e desconfortável de uma classe média esgotada e assombrada por sentimento de culpa e de pecado diante de um mundo que ajudou a construir, mas que não a satisfaz.

Houellebecq é, antes de tudo, um leitor do nosso mundo, o que explica o porquê sua literatura gera tanto incômodo e retaliação, principalmente por parte dos que acariciam os grilhões do politicamente correto, crendo em soluções fáceis, geralmente maniqueístas. Se na vida como ela é, há alguns mais culpados que outros, também é certo que ninguém é completamente inocente. Na vida e na literatura não há concessões”.

SEROTONINA; Michel Houellebecq; Editora: Alfaguara; Tradução: Ari Roitman e Paulina Wacth; Lançamento: 2019.



Professor José Marcos Froehlich
Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM.
Graduado em Agronomia (UFSM), mestre em Sociologia (UFRGS) e doutor em Ciências Sociais (UFRRJ).


Edição: Fritz R. Nunes
Imagens: Wikimedia Commons; arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias