Seções Sindicais do ANDES-SN no RS lançam campanha unificada em defesa da vida SVG: calendario Publicada em 29/04/21 19h05m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/04/21 19h08m
SVG: views 496 Visualizações

Iniciativa integra ações do 1º de Maio – Dia do(a) Trabalhador(a)

Alt da imagem

As seções sindicais do ANDES-SN no Rio Grande do Sul, em conjunto com a Regional RS do Sindicato Nacional, lançam, nesta quinta-feira, 29 de abril, uma campanha de comunicação que contará com cards, spots em rádios e painel digital em Porto Alegre. Tendo como mote o 1º de Maio – Dia do(a) Trabalhador(a), a iniciativa objetiva denunciar a postura negacionista do governo Bolsonaro em relação à pandemia, cobrando vacina pública para todas e todos, fortalecimento do Sistema Único de Saúde e valorização dos(as) servidores(as) públicos(as). Para marcar o lançamento da campanha, as entidades divulgam o manifesto abaixo. Leia:

“O Brasil segue com escassez de vacina, falta de apoio ao trabalhador e desestímulo político ao isolamento social. Em meio ao pior momento da pandemia e ao desespero de famílias que precisam dar conta de trabalho doméstico, ensino à distância e redução salarial, a Reforma Administrativa ganha força no Legislativo, em mais uma jogada do Executivo para aniquilar os Serviços Públicos com a desculpa da falta de receitas. 

No alvo, sempre os mais fracos: trabalhadoras e trabalhadores que precisam expor-se diariamente ao risco de contaminação pela necessidade de garantir o pão de cada dia, em um contexto de insuficiência da resposta governamental às suas necessidades. Frente a isso, servidores e servidoras, mesmo em condições que só pioram, seguem firmes na luta para que a população tenha acesso à Saúde, à Educação, à Segurança, à Justiça e à Previdência. Graças a eles, mesmo que tardiamente, conseguimos produzir nacionalmente a vacina contra o novo coronavírus, criar tecnologias para suprir as necessidades de saúde do momento, atender às centenas de milhares de pessoas contaminadas e assistir às famílias despedaçadas pela doença. 

Por isso, as seções sindicais do ANDES-SN no Rio Grande do Sul, em sintonia com o Sindicato Nacional e outras entidades, estão lançando uma campanha unificada em defesa da vida, do serviço público e dos servidores e servidoras, que não podem ser responsabilizados pela incompetência e falta de vontade política dos governantes. 

A comunicação será contra o PL 5595/2020 – que classifica como serviços essenciais a educação básica e superior – , a Reforma Administrativa, as intervenções em universidades federais e o Ensino Remoto. As peças informativas serão mantidas no ar durante os meses de maio e junho.

Cartas marcadas

Estarmos na contramão da maioria dos países onde a crise da Covi-19 começa a ser reduzida desperta a atenção mundial pelo descaso com a pandemia, enquanto a política genocida ganha ainda mais força com projetos de sucateamento dos serviços públicos, cada vez mais abandonados e atacados pelos governos federal, estaduais e municipais. 

Mas a conta do governo de que o gasto nominal cresceu 145% em 12 anos é mentirosa: ao atualizarmos os valores pela inflação do período, chegamos a um gasto real constante – que, usando a proporção do PIB, inclusive teve queda de 4,54 para 4,34%. Além disso, o argumento de máquina inflada já foi desmentido diversas vezes: o Brasil tem cerca de 12% da sua população ocupada empregada no serviço público – sendo a maioria em áreas essenciais como saúde, educação e segurança –  enquanto a média dos países da OCDE chega a mais de 20%. 

As cartas estão marcadas e priorizam o capital. Se o governo ganhar esse jogo os resultados serão desastrosos: além de aumento nos custos à população, a corrupção aumentará, com o apadrinhamento no serviço público; soando-se ao risco de que muita gente perca o acesso a atendimentos essenciais. 

Para defender o direito da população – especialmente dos mais pobres –, precisamos unir todas as forças e virar este jogo. Participe da mobilização classista de 1º de maio! Apostar na luta é apostar na vida!

Programação

No virtual e presencial, diversas atividades serão promovidas neste sábado, de forma unificada e segmentada.

A CSP-Conlutas fará live às 11 horas, e o Fórum Sindical, Popular e da Juventude por Direitos e Liberdades Democráticas fará evento on-line, das 14h às 16h.

Esse texto foi elaborado pela Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS, com a colaboração da ADUFPEL, da APROFURG, da SEDUFSM, da SESUNIPAMPA e do SINDOIF”.

Santa Maria

A Sedufsm participará, junto a diversos outros sindicatos e movimentos sociais, de um ato neste sábado, 1º, na Praça Saldanha Marinho. Com início às 10h, a mobilização contará com arrecadação de alimentos para serem doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade. Na data, representantes das entidades que constroem a manifestação realizarão intervenções a fim de dialogar com os(as) trabalhadores(as) sobre a importância de unir forças contra o projeto genocida e negacionista do governo federal.

Os(as) organizadores(as) do ato reforçam que todas as medidas sanitárias de segurança contra a Covid-19 serão tomadas, a exemplo do uso de máscaras e do respeito ao distanciamento social. Leia mais aqui.

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Divulgação

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm e Sinasefe promovem debate sobre o PGD

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Docentes relatam imposição arbitrária da Reitoria para a aprovação da minuta do Programa

Sedufsm promove assembleia geral da categoria na próxima quarta, 20 de março

SVG: calendario 14/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Plenária, que acontece no Complexo Didático e Artístico (CDA), vai discutir a campanha salarial e construção da greve

Reunião docente sobre o PGD/UFSM acontece nesta sexta-feira, 15

SVG: calendario 13/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação “Acolhimento Sedufsm”, e terá transmissão ao vivo no YouTube
Veja todas as notícias