Entidades da UFSM fazem plenária unificada na próxima quarta, 19 SVG: calendario Publicada em 14/05/21 16h34m
SVG: atualizacao Atualizada em 14/05/21 17h10m
SVG: views 818 Visualizações

Situação orçamentária da universidade, ensino remoto e Reforma Administrativa estão entre as pautas

Alt da imagem

Na próxima quarta-feira, 19 de maio, as entidades representativas de estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação da UFSM realizarão uma plenária unificada virtual. Com início às 15h, a plenária ocorrerá pela plataforma Zoom e, quem quiser participar – recebendo, assim, o link da sala – deve se inscrever neste formulário: https://forms.gle/VFYXvajGGf79x3du7. A atividade integra o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública.

Três eixos centrais estarão em discussão: a situação orçamentária das universidades; o ensino e o trabalho remotos e a Reforma Administrativa.

Quanto ao orçamento, após pressão de dirigentes e sindicatos, o governo liberou uma parte da verba prevista para 2021 e que estava retida pela União. Tal liberação ocorreu depois que foram publicadas notícias a respeito das dificuldades orçamentárias vividas pelas universidades. A Universidade Federal do Rio de Janeiro, por exemplo, afirmou em coletiva na última quarta, 12, que teria de encerrar as atividades neste mês de julho devido à inanição orçamentária. Mesmo a liberação de aproximadamente R$ 2,5 bilhões anunciada nesta quinta, 13, é insuficiente para garantir o funcionamento das universidades federais até o final do ano.

A situação de extrema dificuldade visualizada agora é decorrente do corte de R$ 1 bilhão promovido pelo governo federal no orçamento discricionário das universidades em 2021. Isso levou a que a verba destinada para o ensino superior este ano fosse 18,2% menor que a de 2020, sem a correção da inflação.

Já a Reforma Administrativa, outra das pautas da plenária, está em tramitação na Câmara dos Deputados, sob a forma da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20. Por representar um grave ataque ao serviço público e a seus trabalhadores e trabalhadoras – retirando o direito à estabilidade para cerca de 90% dos(as) servidores(as)  -, a proposta vem sendo duramente combatida pelos movimentos sindical e estudantil.

No que tange ao ensino e ao trabalho remotos, cabe destacar que a UFSM adota, desde março de 2020, quando foi suspensa a presencialidade, o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), objeto de diversas críticas por parte de docentes e estudantes, que problematizam, dentre outros aspectos, as desigualdades de acesso às ferramentas de informação e comunicação, e a falta de debate com a comunidade acadêmica para implementação do modelo.

Desta forma, os assuntos a serem discutidos na plenária já vêm sendo trabalhados pelas entidades representativas dos três segmentos da UFSM. Na próxima quarta, contudo, será momento de coletivizar as análises e elaborar um plano conjunto de enfrentamento ao desmonte das universidades e dos serviços públicos.

ANOTE NA AGENDA!

O quê? Plenária Unificada das Entidades da UFSM

Quando? 19/05 (quarta-feira)

Horário? 15h

Pautas?

- Orçamento para as Universidades Federais

- Ensino e Trabalho Remoto 

- Reforma Administrativa 

Inscrições prévias? https://forms.gle/VFYXvajGGf79x3du7

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Sedufsm e ATENS

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm e Sinasefe promovem debate sobre o PGD

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Docentes relatam imposição arbitrária da Reitoria para a aprovação da minuta do Programa

Sedufsm promove assembleia geral da categoria na próxima quarta, 20 de março

SVG: calendario 14/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Plenária, que acontece no Complexo Didático e Artístico (CDA), vai discutir a campanha salarial e construção da greve

Reunião docente sobre o PGD/UFSM acontece nesta sexta-feira, 15

SVG: calendario 13/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação “Acolhimento Sedufsm”, e terá transmissão ao vivo no YouTube
Veja todas as notícias