IV ENE só será realizado quando houver condições sanitárias SVG: calendario Publicada em 18/06/21 10h00m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/06/21 10h11m
SVG: views 430 Visualizações

Decisão foi tomada pela Coordenação Nacional de Entidades em Defesa da Educação (Conedep)

Alt da imagem
III ENE, realizado em Brasília, em 2016

O IV Encontro Nacional de Educação (ENE) foi adiado e deverá ser realizado somente quando houver condições sanitárias. Essa foi a decisão de entidades que compõem a Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep). Conforme o documento divulgado por essas entidades, há convicção da importância da realização do encontro, da sua magnitude, “mas entendemos que o IV ENE não pode ser realizado nesse cenário de crise sanitária, pelo seu formato, sua metodologia, ele requer um encontro presencial", diz um trecho.

Segundo a Conedep, é importante a construção de uma jornada de luta em defesa da educação pública e gratuita com a realização de plenárias estaduais, nos meses de junho e julho, ampliando o convite para que mais entidades participem da coordenação. O documento também orienta as entidades a articularem apoios às lutas dos setores da educação, que estão ocorrendo contra o Projeto de Lei (PL) 5595/20, que trata da volta às aulas presenciais. O PL classifica a educação como "serviço essencial" e proíbe a suspensão dos serviços presenciais durante emergências e calamidades públicas, que é o caso da pandemia da Covid-19.

Encontros anteriores
O I Encontro Nacional de Educação ocorreu em 2014, no Rio de Janeiro, e reuniu cerca de 2,5 mil pessoas. O I ENE teve o mérito de congregar novamente algumas entidades em um espaço de oposição às políticas educacionais em vigor e ao Plano Nacional de Educação (PNE), que transferiam verbas públicas para o setor privado da educação. O encontro apontou a necessidade de construção de um projeto de educação pública classista, democrática, laica e de qualidade e reiterou a consigna dos 10% do PIB, exclusivamente, para a escola pública, já!

Já o II Encontro Nacional de Educação, realizado em 2016, se deu numa conjuntura de acirramento da luta e ataques à classe trabalhadora no Brasil e no mundo e reuniu mais de 2 mil participantes em Brasília (DF), representantes de todas as regiões do país e dos diferentes setores da educação da Educação Básica e Ensino Superior.  Em 2019, o III Encontro Nacional da Educação levou mais de 1,2 mil pessoas de todo o país à capital federal, para discutir os rumos da luta por uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.

Fonte: ANDES-SN
Imagem: Bruna Homrich
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Regional RS do ANDES-SN define realização de encontro no mês de maio, em Santa Maria, para debate da Carreira

SVG: calendario 18/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Integrantes da diretoria regional e representantes das seções sindicais gaúchas se reuniram no sábado, 16 de março, na Sedufsm

ANDES-SN repudia Nikolas Ferreira na presidência da Comissão de Educação da Câmara

SVG: calendario 13/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sindicato Docente diz ser um “acinte” indicação de deputado que defende pautas reacionárias e obscurantistas

Em nota ANDES-SN repudia declaração do presidente do CNPq

SVG: calendario 05/02/2024
SVG: tag ANDES-SN
Durante o VI GBMeeting, ocorrido na última terça, 30, Ricardo Galvão, declarou o movimento Parent in Science um empecilho ao Conselho
Veja todas as notícias