Confraternização marca lançamento de revista indígena SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 25/09/13 17h54m
SVG: views 391 Visualizações

Ato político ocorre nesta quinta, 17h, em aldeia Kaingang

Alt da imagem
Encenação da história de 'Bretã' na escola Ipê Amarelo inspirou publicação da revista

O lançamento da revista ‘As aventuras do indiozinho Bretã’, publicação idealizada pela Sedufsm, será lançada oficialmente nesta quinta, 26, a partir das 17h, na Aldeia Três Soitas, o acampamento kaingang localizado na rua Pedro Santini, próximo à estação rodoviária de Santa Maria. Além de um ato político, que terá a participação de entidades do movimento social e sindical, que se caracterizará pela defesa dos direitos das populações indígenas, a atividade também terá momentos de confraternização.

A escola indígena de Ensino Fundamental Augusto Ope da Silva, que funciona na aldeia, e que tem 19 alunos com idades que variam de 5 a 10 anos, receberá às 16h duas turmas de alunos do Núcleo Infantil Ipê Amarelo, que funciona no campus da UFSM. Um total de 26 crianças- duas turmas de alunos de 2 a 5 anos- e mais nove adultos, entre os quais se encontram professores e coordenadores do Núcleo, visitarão a escola indígena para trocar impressões. Os estudantes do Ipê Amarelo deverão inclusive levar brinquedos confeccionados por eles mesmos para presentear as crianças indígenas.

A visita desta quinta representa uma resposta de cortesia por parte das crianças e professores do Núcleo Ipê Amarelo, que em 18 de abril de 2012, receberam a visita das crianças da aldeia kaingang, a partir de uma iniciativa da Sedufsm em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil. Leia e veja aqui como foi a visita.

Construção

Gestada desde 2012, a produção é fruto de um encontro realizado entre equipe de Comunicação e diretores da Sedufsm e do Teatro Saca Rolhas com crianças indígenas kaingang, na aldeia onde vivem. Lá, numa tarde de domingo, três histórias vividas pelos indígenas foram contadas e, posteriormente, transformadas em uma peça de teatro, apresentada para crianças do Núcleo Infantil Ipê Amarelo, da UFSM. A proposta da Sedufsm, desde o início, era fomentar o estreitamento entre as culturas branca e indígena, contribuindo para o fortalecimento do nativo e do popular.

“As aventuras do indiozinho Bretã” é uma adaptação em quadrinhos, ilustrada por Joacir Dias Xavier, dessas três histórias, que são verídicas e foram contadas, na língua materna kaingang, por crianças de até 10 anos de idade. Elaborada na forma bilíngue – português e kaingang -, a revista também servirá como material didático nas aulas lecionadas na aldeia indígena, que ainda necessita de muitos subsídios materiais para garantir qualidade ao ensino.

Texto: Fritz R. Nunes com a colaboração de Bruna Homrich
Imagem:Arquivo/Sedufsm
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professor indica a leitura de “As Brasas”

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Cultura
Vitor Biasoli destaca atrativos da obra de Sándor Márai, resgatado como importante romancista europeu

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Veja todas as notícias