Privatização da educação é debatida em revista SVG: calendario Publicada em 23/02/15 23h42m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/02/15 23h44m
SVG: views 813 Visualizações

Universidade & Sociedade” nº 55 lançada no 34º Congresso

Alt da imagem
Membros da editoria executiva da revista durante o lançamento, nesta segunda-feira

Os diversos olhares sobre a privatização da educação no país é destaque na edição nº 55 da revista “Universidade & Sociedade”. A publicação, que trouxe como título “Educação Pública: confrontos e perspectivas” foi apresentada na manhã desta segunda, 23, durante a abertura do 34º Congresso do ANDES-SN, em Brasília. Com pouco mais de 110 páginas, a revista traz, por exemplo, um artigo da professora Katia Lima (UFF) em que é feita uma avaliação sobre os reflexos perniciosos do Plano Nacional de Educação (2014-2024) para o sistema público de ensino.

José Renato Bez de Gregório, servidor técnico-administrativo da Universidade Federal Fluminense (UFF) faz uma análise sobre a relação entre a prática das chamadas inovações tecnológicas e a submissão da universidade pública ao mercado. Ele estuda especificamente o caso da criação da Agência de Inovações (AGIR) no âmbito da UFF. Para ele, esse tipo de iniciativa encontra-se em consonância à contrarreforma universitária promovida pelos governos Lula e Dilma.

Em contraponto às diversas iniciativas privatizantes, “Universidade & Sociedade” registra em várias fotos e legendas, a mobilização e debate do Encontro Nacional de Educação (ENE), de 2014, que na conjuntura atual assume uma expressão importante para os que lutam e resistem em defesa do ensino público e gratuito.

A revista traz ainda um artigo que aborda os desafios e perspectivas de professores em países do Mercosul, abordado por Ernani Lampert, docente da Universidade Federal de Rio Grande (FURG); e uma ampla entrevista realizada com a professora Marinalva Oliveira, poucos dias após ter deixado a presidência do ANDES-SN, no ano passado, cujo título é “A trajetória de uma combativa militante”.

A edição lançada nesta segunda-feira teve como “editoria executiva” os professores Antônio José Vale da Costa, Daniel de Oliveira Franco, Liliane Macedo Machado, Marlon Leal Rodrigues e Tiago da Cruz Neto.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Bruna Homrich

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN divulga a Carta de Brasília

SVG: calendario 09/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Documento sintetiza deliberações do 34º Congresso

Federal de Tocantins adere à Ebserh sem discussão

SVG: calendario 05/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Decisão da reitoria da UFT não passou pelo Conselho Universitário

Seminário da Comissão da Verdade do ANDES-SN já tem data e local

SVG: calendario 02/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Evento acontecerá nos dias 31 de março e 1º de abril, em Porto Alegre (RS)
Veja todas as notícias