ANDES-SN deve fortalecer greve e ampliar unidade com SPF SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/08/15 11h52m
SVG: views 3404 Visualizações

Deliberações vieram da plenária do tema III do 60º Conad

Alt da imagem
170 professores estiveram presentes no 60º Conad do ANDES-SN

No próximo período, uma das ações centrais do ANDES-SN será o fortalecimento da greve nacional que hoje atinge mais de 40 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). E isso deve se dar, em muito, a partir da unidade travada em dois âmbitos: dentro da universidade com os trabalhadores técnico-administrativos em educação e estudantes; e fora dos muros da universidade com o conjunto dos servidores públicos federais (SPF). Esses eixos de luta para o setor das Federais foram aprovados durante a plenária do Tema III – Avaliação e Atualização do Plano de Lutas: Setores – do 60º Conad do ANDES-SN. O evento teve início na última quinta-feira, 13, e termina este domingo, 16, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Quanto à pauta específica do setor, os 170 docentes presentes aprovaram a intensificação da luta em defesa do caráter público da universidade, das melhorias nas condições de trabalho, da autonomia universitária, da valorização salarial de ativos e aposentados e da reestruturação da carreira docente. Articular a luta nacional com reivindicações locais das seções sindicais deve ser uma tarefa para a categoria. Também foi aprovada a radicalização das ações de mobilização e greve nas Ifes, visando a abertura de negociação e o atendimento tanto da pauta específica, quanto da conjunta com os SPF.

27 e 28 de agosto: manifestações em defesa da educação pública

Os docentes reunidos no 60º Conad também deliberaram pela realização de grandes manifestações nos dias 27 e 28 de agosto. As atividades devem ocorrer em Brasília e ter como foco a defesa da educação pública. Outros apontamentos feitos pela plenária foram a confecção de um manifesto nacional de apoio à greve em defesa da universidade pública e a ampliação da solidariedade aos docentes das Ife em greve.

Unidade no funcionalismo público

Quanto à luta conjunta dos docentes com outras categorias do funcionalismo público federal, o 60º Conad aprovou a participação na agenda de lutas elaborada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos SPF e pelo Espaço Unidade de Ação. A ideia é seguir construindo a Campanha Salarial 2015 dos SPF e intensificar a articulação a partir de atividades conjuntas que confiram maior visibilidade à luta do funcionalismo.

Setor das IEES\IMES

A plenária também debateu a atualização do plano de lutas para o setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES\IMES). Um apontamento foi a realização, no período de 25 a 27 de setembro deste ano, do XIII Encontro Nacional das IEES\IMES e do Seminário Nacional do Setor das IEES\IMES sobre Federalização e Financiamento. Os eventos estão previstos para ocorrer em Campinas (SP).

 

Texto e fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN divulga a Carta de Vitória

SVG: calendario 25/08/2015
SVG: tag 60 CONAD
Documento foi aprovado durante o 60º Conad

Delegação da Sedufsm avalia decisões do 60º Conad

SVG: calendario 19/08/2015
SVG: tag 60 CONAD
Evento do ANDES-SN encerrou no último domingo, 16, em Vitória (ES)

60º Conad encerrou ressaltando protagonismo do sindicato

SVG: calendario 18/08/2015
SVG: tag 60 CONAD
ANDES-SN e suas seções sindicais empreenderam boa parte das lutas previstas para 2015

Veja todas as notícias