MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

07/10/2015     | A+ A- |   1817 visualizações

Servidores TAEs da UFSM encerram greve após fechamento de acordo

Técnicos voltam ao trabalho já a partir desta quinta, 8 de outubro

Um dos últimos atos de greve, semana passada: o velório da educação e da saúde
Um dos últimos atos de greve, semana passada: o velório da educação e da saúde

Após 132 dias de movimento grevista, os técnico-administrativos em Educação (TAEs) da UFSM definiram em Assembleia na manhã desta quarta, 7, por unanimidade, o encerramento da greve e a volta ao trabalho já na manhã de quinta, 08. O encerramento ocorreu após a assinatura do acordo de greve e do acordo de reposição do trabalho, realizada durante reunião na terça, 6, entre representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) e da Federação dos Sindicatos dos TAEs (FASUBRA) com a representação dos ministérios da Educação e do Orçamento, Planejamento e Gestão (leia os acordos na íntegra aqui).

Diante da aprovação do Acordo de Reposição foi realizada avaliação do movimento, na última Assembleia da Greve de 2015. Vários TAEs se manifestaram ao microfone para tratar do movimento e, entre os pontos mais enfatizados, a importância do fortalecimento do movimento sindical e da unidade do movimento em uma luta como essa. Também foi destacada a continuidade da luta em outras esferas e a importância da manutenção do movimento para além da direção sindical, com a participação efetiva da base.

A presença dos aposentados durante o movimento e também de novos TAEs foi saudada, assim como a importância das próximas atividades da Assufsm, como as reuniões com o Reitor da UFSM, Paulo Burmann, e as atividades dos GTs do sindicato. A mensagem para a volta ao trabalho foi de retornar de cabeça erguida pelas pautas conquistadas.

Como encaminhamentos, além do retorno unificado da categoria nesta quinta, 8, a nova reunião do GT Mulheres Trabalhadoras na próxima quarta, 14, às 9h30, com local ainda a definir. A reunião do GT é preparatória para reunião com o Reitor, marcada para o dia 20, e discute assédio moral e sexual na Universidade. Foi aprovada também a criação de uma comissão de acompanhamento das pautas da greve, que será formada por membros da direção da Assufsm e TAEs que compuseram movimento grevista.

Fonte e fotos: Assufsm

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

Fotos da Notícia

Um dos últimos atos de greve, semana passada: o velório da educação e da saúde

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041