MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Notícias

11/03/2016 17h03m   11/03/2016 17h04m   | A+ A- |   1490 visualizações

Etapa municipal do II ENE promove “cine debate” na praça

Atividade prevê exibição do documentário sobre luta de estudantes secundaristas em São Paulo


A etapa municipal do II Encontro Nacional de Educação (ENE) acontecerá em Santa Maria, no dia 2 de abril, na Escola Estadual Cilon Rosa. Como forma de divulgar o evento e preparar para os debates, o comitê de construção do II ENE na cidade promove na próxima terça, 15 de março, às 18h, na praça Saldanha Marinho, um “cine debate”. A agenda da atividade prevê a exibição do documentário: “Acabou a paz. Isto aqui vai virar o Chile!”, sobre as escolas ocupadas por estudantes, em São Paulo, e que tem a direção do argentino Carlos Pronzato. A abertura do evento será feita pelo grupo musical de rap, “Rima Suprema”, de Santa Maria.

O que é o ENE?

O Encontro Nacional de Educação (ENE) reúne trabalhadoras e trabalhadores em educação, estudantes e movimentos sociais de todo o país, com o objetivo de construir um projeto de educação classista, que vise à transformação da realidade. É organizado a partir de um encontro nacional, precedido de etapas preparatórias (municipais e estaduais), buscando o enraizamento e o fortalecimento das lutas em defesa da escola pública, gratuita, laica e de qualidade.

A proposta do ENE articula-se através do Comitê em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública JÁ! e é composto por entidades sindicais, estudantis e acadêmicas, movimentos sociais, comunidades escolares, universidades, institutos de educação, etc. Procura resgatar a construção dos Congressos Nacionais de Educação (CONEDs). A primeira edição do ENE ocorreu em 2014, no Rio de Janeiro, e contou com mais de 2 mil inscritos. No Rio Grande do Sul, realizaram-se atividades preparatórias em 7 municípios, e a etapa estadual contou com mais de 200 inscritos.

Agenda do ENE

II Encontro Nacional de Educação

Quando? 16 a 19 de junho
Onde? Brasília (DF)

II Encontro Etapa Estadual do ENE – RS

Quando? 21 a 23 de abril
Onde? Porto Alegre

II Encontro da Etapa Municipal do ENE, Santa Maria – RS

Quando? 02 de abril

 Onde? Escola Estadual Cilon Rosa.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: Divulgação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

Fotos da Notícia

Compartilhe com sua rede social


© 2023 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041