Docentes de todo o país se reúnem em Salvador de 22 a 27 de janeiro SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 19/01/18 17h04m
SVG: views 1490 Visualizações

Capital baiana sedia o 37º Congresso do ANDES-SN, que foca na defesa da educação

Alt da imagem
Cartaz de divulgação do 37º Congresso

A partir de segunda, 22 de janeiro, até sábado, 27, cerca de 500 professores e professoras de Instituições Públicas de Ensino Superior e de Institutos Federais de todo o país se reunirão na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador (BA), para o 37º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). O Congresso é organizado em parceira com a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb – Seção Sindical do ANDES-SN).

Tendo como tema central “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma universitária de Córdoba”, os representantes das seções sindicais do ANDES-SN em universidades federais e estaduais e institutos federais  discutirão a conjuntura internacional e nacional e definirão as políticas prioritárias do Sindicato Nacional para 2018.

Durante os seis dias, estão previstos debates sobre os cortes nos orçamentos dos institutos e universidades federais e estaduais, a privatização da educação, o ataque aos serviços públicos e aos direitos dos trabalhadores, como as reformas da Previdência e Trabalhista, a repressão aos movimentos sindicais e sociais, além de discussões e deliberações relacionadas à ciência, tecnologia, questões de gênero, etnia, sexualidade, políticas agrárias, de comunicação, entre outros.

Além disso, durante o encontro serão apresentados os nomes que comporão as chapas que participarão do processo eleitoral para diretoria do Sindicato Nacional - biênio 2018-2020. As eleições do ANDES-SN ocorrerão em maio.

A Sedufsm estará presente no Congresso de Salvador com uma delegação escolhida em assembleia. A representação da UFSM é a seguinte: Júlio Quevedo; João Carlos Gilli Martins; Carlos Pires; Hugo Blois Filho; Gihad Mohamad e Márcia Morschbacher. A professora Laura Fonseca também foi eleita em plenária do sindicato, participou das discussões do caderno de textos, mas não poderá ir devido a problema de saúde na família.

Parte da delegação da Sedufsm que vai a Salvador no 37º Congresso do ANDES-SN
 

Reflexão e debate

De acordo com a presidente do ANDES-SN, Eblin Farage, o congresso anual da entidade, instância máxima de deliberação dos docentes sindicalizados ao ANDES-SN, é um momento importante para a reflexão e discussão sobre a educação pública, as condições de trabalho dos docentes, a conjuntura e os desafios para a classe trabalhadora. 

"O 37º Congresso acontece em um momento importante da conjuntura do nosso país, no qual vivemos um dos maiores ataques à classe trabalhadora e à educação pública, com o conjunto de retrocessos em curso. Por isso, nosso principal desafio é pensar estratégias de luta, que ampliem a mobilização docente na defesa das universidades públicas, mantendo a autonomia e a organização pela base do nosso sindicato”, afirmou Eblin Farage, lembrando que, durante evento, os docentes definirão as lutas centrais e as pautas de reivindicações da categoria para 2018.

O evento nacional de maior importância do ANDES-SN ocorre sempre no primeiro trimestre de cada ano. Nos anos eleitorais, como é o caso de 2018, geralmente o Congresso ocorre ao final de janeiro, em função dos prazos regimentais que precisam ser observados durante o processo de eleição. O Congresso é dividido em trabalhos de grupos mistos a partir dos temas gerais e, posteriormente, das plenárias que deliberam sobre os textos que constam desses temas gerais e que receberam contribuições nos grupos.

100 anos da Reforma de Córdoba

Em 2018 é celebrado o centenário da Reforma Universitária de Córdoba, movimento iniciado por estudantes argentinos, que gerou as bases das universidades que existem hoje, deixando um legado marcante na educação do continente latino-americano.

Confira o Anexo ao Caderno de Textos e o Caderno de Textos do 37º Congresso do ANDES-SN.

Fonte: ANDES-SN

Foto e edição: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN divulga Carta de Salvador

SVG: calendario 05/02/2018
SVG: tag 37 Congresso
Documento sintetiza discussões e encaminhamentos do 37º Congresso

37º Congresso do ANDES-SN foi o maior da história do sindicato

SVG: calendario 31/01/2018
SVG: tag 37 Congresso
Evento, que teve a participação de 581 pessoas, aprovou mais de 30 moções

Homologadas novas seções sindicais em Congresso do ANDES-SN

SVG: calendario 31/01/2018
SVG: tag 37 Congresso
Belém foi escolhida a sede do 38º Congresso do Sindicato Nacional, em 2019

Veja todas as notícias