Brique da Vila Belga ganha nova fisionomia SVG: calendario Publicada em 04/09/18 16h14m
SVG: atualizacao Atualizada em 04/09/18 16h15m
SVG: views 3698 Visualizações

Trabalho foi desenvolvido por alunas de Desenho Industrial da UFSM

Alt da imagem
Nova identidade visual do Brique, desenvolvida por Karoline Gonçalves e Tayane Senna

O já tradicional Brique da Vila Belga, que ocorre desde 2015, no primeiro e terceiro domingo de cada mês, na histórica Vila Belga, em Santa Maria, está de cara nova. A mais recente fisionomia do Brique foi construída no Laboratório de Identidade Visual e Comunicação, pelas estudantes Karoline Gonçalves e Taynane Senna, ambas do curso de Desenho Industrial da UFSM. A coordenação do trabalho foi do professor Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, o Máucio.

A concretização desse projeto, conforme explica Karoline, foi a sugestão do professor Máucio, de “lidar com uma prestação de serviços real, oferecendo um trabalho significativo para a sociedade de Santa Maria”. Segundo a acadêmica, após essa ideia ter sido aceita pelo grupo, foi feito um contato com o presidente da Associação da Vila Belga, Kalu da Cunha Flores, que se mostrou simpático e receptivo à proposta. A partir de então, entrevistas foram realizadas com moradores da localidade e também com expositores do Brique. Uma pesquisa foi feita sobre a história do evento e também sobre a própria Vila, que tem origem no movimento ferroviário da cidade.

O resultado desse trabalho foi a nova identidade visual do Brique que, de um lado, valoriza a simbologia maior, que é a arquitetura da Vila Belga, e, por outro, acrescenta os elementos “sol” e “coqueiro”, que representam os elementos da natureza que compõem o local, passando uma ideia de lazer e leveza. Explica ainda Karoline que, as formas curvas das figuras demonstram movimento, descontração, as cores fortes e vivas, que simbolizam a alegria presente no Brique.

Para Kalu Flores, essa mudança de identidade visual do Brique é importante, tendo em vista que o evento se consolidou também como um valorizador do patrimônio histórico da cidade. Para ele, além de realçar aspectos arquitetônicos da Vila, a nova marca destaca a alegria expressada pelo evento, simbolizada na imagem do sol e das cores vibrantes.

 Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: Laboratório de Identidade Visual e Comunicação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias