Os Saltimbancos é uma peça para toda a família assistir - e refletir SVG: calendario Publicada em 17/10/19 18h36m
SVG: atualizacao Atualizada em 11/11/19 15h51m
SVG: views 2457 Visualizações

Através de alegorias fabulares, a peça fala de trabalho e luta coletiva

Alt da imagem

O auditório da Sedufsm foi o palco da pré-estreia da peça "Musicanti Saltimbancos", que atraiu pais e crianças com um enredo que trata das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores na relação com seus patrões. Temas como autoritarismo, solidariedade e organização da classe também são abordados, quando um grupo de animais de uma fazendo fogem para a cidade em busca de uma nova vida como artistas de teatro. A luta coletiva ao invés de aspirações individualistas de cada espécie (ou categoria) é o que acaba sendo determinante para o final feliz, nesta fábula que se mostra interessante e cheia de significados e momentos de beleza artística para espectadores de todas as idades. 

A apresentação foi uma prévia exclusiva para a 79ª edição do Cultura na Sedufsm. O espetáculo estreirá oficialmente às 17 horas do dia 27 de outubro, no palco do Centro de Convenções da UFSM, com reapresentação no dia 28, em mesmo horário. A entrada é franca. Além da Sedufsm, a peça conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

A concepção da peça

A adaptação, livremente recriada e dirigida por Zé Renato Noronha professor do Curso de Licenciatura em Teatro da UFSM  partiu dos clássicos da literatura e do teatro musical: Os Músicos de Bremen dos Irmãos Grimm e I Musicanti de Sérgio Bardotti e Luiz Bacalov, que teve a versão brasileira Os Saltimbancos criada em 1972 assinada por Chico Buarque. Sérgio Bardotti foi produtor de Chico Buarque quando este se exilou na Itália no período da ditadura militar.

A presente versão reconta de maneira crítica e bem humorada a história de quatro animais que fugiram de seus donos para construírem suas vidas como artistas na cidade.  Na fuga, encontram seus respectivos “barões” justamente na casa em que queriam descansar. “Todos Juntos”, na união das suas qualidades, conseguirão expulsar os barões que os dominavam para  conquistar seu próprio lugar no mundo e finalmente poderem se tornar artistas de uma companhia de teatro.

O espetáculo foi construído através de um processo colaborativo com o foco na formação de atores para musical e envolveu uma equipe de músicos,  professores e alunos provenientes de cinco cursos da Universidade Federal de Santa Maria ( UFSM): Teatro, Artes Cênicas, Música, Educação, Engenharia acústica. A proposta resultou num trabalho realizado com beleza e humor direcionado a crianças e familiares de todas as idades.

A proposta convida, aos que puderem contribuir,  que fiquem a vontade para doar produtos de higiene e limpeza  e alimentos não perecíveis que serão encaminhados para estudantes que se utilizam dos benefícios e também encaminhados para a CAED-UFSM (Coordenadoria de Ações Educacionais) para serem  direcionados imigrantes e refugiados.


Fotos: Ivan Lautert
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias