Professores reforçam unidade de ação para barrar ataques SVG: calendario Publicada em 05/02/20 20h47m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/02/20 21h19m
SVG: views 1521 Visualizações

39º Congresso do ANDES-SN aponta duas datas de luta para março

Alt da imagem
Plenária apontou necessidade da unidade de ação para construir Greve Geral

2020 mal iniciou e já tem duas datas de luta apontadas pelo sindicato nacional docente. A primeira é o dia 8 de março, mundialmente conhecido como o Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadores. A exemplo das fortes mobilizações que marcaram essa data nos últimos anos, a proposição é de que a mobilização seja reforçada frente a um governo que ameaça cotidianamente a vida das mulheres. Como pautas de luta sobressaem-se o enfrentamento às políticas de Bolsonaro e seus ministros, que obstaculizam ainda mais os direitos reprodutivos das mulheres, bem como precarizam suas condições de vida e trabalho com a aprovação de projetos como o da Reforma da Previdência.

A outra data apontada é o dia 18 de março, construído nacionalmente por diversas entidades do funcionalismo público. A rejeição intransigente ao Future-se, à militarização das escolas, à reforma administrativa, ao desrespeito à autonomia universitária e ao desmonte dos serviços públicos integram a pauta central de luta. A ideia é que esse dia sirva como aglutinador de forças para a construção de uma grande greve geral que reúna classe trabalhadora e juventude contra os desmandos do governo.

Ambas as datas foram respaldadas pela plenária do Tema I – Movimento Docente e Conjuntura, ocorrida na tarde e noite da última terça-feira, 4 de fevereiro, durante o 39º Congresso do ANDES-SN. Na ocasião, após a defesa dos Textos de Resolução, dezenas de professores e professoras realizaram intervenções com avaliações sobre o momento político, econômico e social, propondo críticas e caminhos de resistência.

Alguns debates geraram maior divergência, porém o fio condutor das discussões foi a importância da unidade de luta. Unidade prática, que não se limite a disputas institucionais, mas que auxilie no avanço de consciência dos trabalhadores para saírem às ruas contra os ataques do governo Bolsonaro.

Durante e plenária, diversos professores (as) relataram abusos ocorridos em suas universidades, a exemplo da Universidade Federal da Grande Dourados (Mato Grosso do Sul), na qual o governo, representado pelo Ministério da Educação, nomeou uma interventora à reitoria, afrontando o processo democrático de consulta aos segmentos da universidade.

A Sedufsm participa do 39º Congresso do ANDES-SN com uma delegação composta pelos seguintes professores (todos eleitos em assembleia): Júlio Quevedo; Gihad Mohamad; Adriana Zecca; Maristela Souza; Hugo Blois Filho; Carmem Dickow; João Gilli Martins; Laura Souza Fonseca e Marian Noal Moro. Além destes professores, que participam como delegados, também integra a delegação o professor Abel Panerai Lopes, que atua como observador no evento.O Congresso segue até o sábado, 8, às 23h59, tendo suas discussões pautadas por quatro eixos temáticos: Tema I – Movimento docente e conjuntura; Tema II – Plano dos Setores; Tema III – Plano Geral de Lutas e Tema IV – Questões organizativas e financeiras.

O 39º Congresso conta com a participação de 81 seções sindicais, 442 delegados (as), 166 observadores (as), 34 diretores (as) nacionais e 12 convidados (as), totalizando 654 participantes. Durante a quarta e quinta-feira, 5 e 6, os (as) professores (as) reúnem-se em Grupos de Trabalho (GT’s), onde os temas são debatidos com mais minúcia e, posteriormente, remetidos às plenárias gerais.

 

Texto e fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN divulga Carta de São Paulo

SVG: calendario 12/02/2020
SVG: tag 39 Congresso
Documento sintetiza principais discussões e encaminhamentos do 39º Congresso do Sindicato Nacional

Maior Congresso do ANDES-SN chega ao fim apontando greve para 2020

SVG: calendario 10/02/2020
SVG: tag 39 Congresso
Evento reuniu mais de 600 docentes entre os dias 4 e 8 de fevereiro, em São Paulo

ANDES-SN segue filiado à CSP-Conlutas e aprofunda debate sobre a central

SVG: calendario 08/02/2020
SVG: tag 39 Congresso
39º Congresso aprovou realização de um Conad extraordinário para fazer balanço sobre atuação da CSP-Conlutas
Veja todas as notícias